Notícias da Diocese Notícias da Igreja

Comunidades são chamadas a orar no Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus todos anos é também um convite aos fieis e às Comunidades para orar pela Santificação dos Sacerdotes. Nesta data solene, a Igreja no mundo celebra o Dia de Oração pela Santificação Sacerdotal. Na Diocese de Itapetininga, de acordo com Dom Gorgônio, cada Paróquia define sua programação referente à este dia. Este ano, em especial, a Congregação para o Clero propôs as Dioceses uma reflexão baseada no conteúdo das homilias das Missas Crismais do Papa Francisco.

Em entrevista ao L’Osservatore Romano, o cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero, afirmou que, “O Dia Mundial da Santificação Sacerdotal representa uma importante ocasião para o aprofundamento, a oração, mas também para a partilha fraterna entre os sacerdotes. Este ano, durante a Santa Missa Crismal celebrada em São Pedro, em 18 de abril passado, o Papa Francisco quis presentear os sacerdotes com um livreto intitulado ‘La nostra fatica è preziosa per Gesù’, que reúne as sete homilias dirigidas aos sacerdotes durante as Missas Crismais celebradas desde o início do Pontificado”.

Ele continua, explicando que o conteúdo das homilias, “trata-se de mensagens particularmente intensas, que o Santo Padre quis dirigir aos sacerdotes com afeto e ternura, como faz um pai com seus filhos e que se voltam aos trabalhos apostólicos dos sacerdotes, indicando a eles um horizonte espiritual e pastoral para a missão. Relendo-as hoje, pode-se perceber como deste magistério dedicado aos padres, emerge um verdadeiro perfil sacerdotal, que é possível ser encontrado já na homilia da primeira Missa Crismal presidida pelo Papa Francisco, em 28 de março de 2013: o sacerdote celebra carregando nos ombros o povo a ele confiado e levando seus nomes gravados em seu coração”.

Leia AQUI a entrevista na íntegra.

Foto: Assessoria de Comunicação/Diocese de Itapetininga

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!