Decretos de Criação da Diocese e nomeação de Dom Gorgônio completam 21 anos

Nesta terça-feira (15) o decreto pontifício de Criação da Diocese de Itapetininga, assim como o decreto que nomeara Dom Gorgônio como primeiro Bispo, completam 21 anos. Nestes mesmos decretos o então Papa João Paulo II, em 15 de abril de 1998, elevava também a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres à Catedral Diocesana.

Dom Gorgônio expressou em seu perfil nas redes sociais sua alegria por este aniversário:

Há exatamente 21 anos atrás, no dia 15 de abril de 1.998, o Papa São João Paulo II, através destes decretos pontifícios, criava a Diocese de Itapetininga e me nomeava seu primeiro Bispo.

Hoje rendo graças a Deus e a nossa Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, por nos ter conduzido nestes anos de tantos trabalhos, dificuldades, mas muitas realizações. Aumento considerável de Paróquias e Comunidades, também aumento de nosso Clero (Diáconos e Presbíteros), que através da providência de Deus, sempre conseguimos atender todas as demandas da Diocese.

Com espírito de alegria, dedicação e humildade, juntamente com nosso Presbitério, conseguimos juntos, com todo nosso Laicato, fazer uma caminhada bonita, dando um rosto, uma identidade a nossa Diocese, valorizando e respeitando suas culturas, a religiosidade do povo simples com suas devoções, e assim nos tornamos esta Igreja particular viva e atuante em todos os âmbitos da sociedade, através das entidades e pastorais sociais, promovendo a dignidade humana de todas as pessoas, na promoção da justiça e da igualdade social, qualificando e conscientizando nossos fiéis sobre sua importância e seu papel dentro da Igreja e na sociedade.

Com todos vocês, Clero e Leigos, louvamos a Deus, que através do Espírito Santo nos conduziu, nos inspirou e nos animou, para que em comunhão, realizássemos tantas coisas, que começaram com as bênçãos de São João Paulo II, onde cremos, que do céu, continua a nos acompanhar e a nos abençoar!

Louvado seja Deus!

Confira abaixo os decretos e as traduções dos documentos:

Tradução do Decreto de Criação da Diocese

Decreto Pontifício de Nomeação de Dom Gorgônio em latim