Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fieis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13).

Nasceu da inquietude de um sacerdote, o   Pe. Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador: “Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade”.

O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 Arquidioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB).

O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como:

“Igrejas Domésticas”,

“Formadoras de Pessoas”,

“Educadoras na Fé” e

“Promotoras do Desenvolvimento”,

tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho,

pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

Assessor Eclesiástico: Pe. Edson Lúcio de Meira.

Coordenadores: Carlos Alberto Machado e Simone de Fátima Moraes Machado (Capela do Alto/SP).