Fraternidade celebra 25 anos de fundação da Toca de Assis

Nesta segunda-feira (13/05) a Toca de Assis comemora seus 25 anos de fundação. “Celebrar 25 anos é ter nas mãos um pouco da história construída e vivida, é olhar para trás e ter a certeza de que não valeu a pena, mas valeu a própria vida se dedicar ao Reino de Deus”, afirma Fernanda Melo, secretário do núcleo de Leigos da Toca de Assis de Itapetininga.

De 17 a 19 de maio os Filhos e as Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento realizarão em Campinas (SP) a comemoração dos 25 anos da Fraternidade. O evento tem início na praça Nossa Senhora do Carmo. “Para nós que fazemos parte desta história será um fim de semana muito significativo diante da realidade de nossa caminhada que começou a ser trilhada nesta praça sob o olhar de Nossa Senhora de Fátima”, explica a jovem.

Ela convida a todos para que “Sejamos Toca na vida dos pobres. Toca que tem um significado muito profundo de ser abrigo, conforto, consolo, acolhimento da pessoa com o que ela de fato é. Pedimos ao nosso bom Deus que, juntamente com os mais necessitados, possamos manifestar essa verdade de que dos pobres é o reino de Deus”.

História

A Toca de Assis é uma fraternidade que nasceu no seio da Santa Igreja Católica e tem como carisma a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o Amor aos pobres abandonados de rua. Seus membros são religiosos, religiosas, leigos e sacerdotes, além de contarmos com os pobres que atendemos como parte integrante dessa nossa família. Fundada no Brasil na cidade de Campinas (SP) no ano de 1994, esta fraternidade tem como inspiração a vida de São Francisco de Assis, seu principal patrono.

A Toca, atualmente, está em várias cidades do Brasil e em Quito no Equador. São missões de Pastoral de Rua e de acolhimento aos moradores de rua. Por meio deste apostolado, religiosos e leigos prestam um serviço de alívio às necessidades dos pobres (banho, roupas, alimentação) buscando a restauração de sua dignidade através de espiritualidade e uma melhor promoção social. << “A Igreja tem procurado, sempre e em todos os cantos da Terra, cuidar e defender quem passa indigência” (Papa Francisco)>>.

A Toca é uma família que reúne os religiosos e é formada por dois institutos de vida consagrada, a saber: os Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, além deles o carisma também está espalhado pelo mundo através da presença dos leigos e leigas, que são homens e mulheres que se identificam com a Toca e auxiliam as missões e vivem no dia a dia a espiritualidade da fraternidade. Além disso, existem também alguns sacerdotes que, como parte deste carisma, comungam desta vivência, principalmente, no zelo pela Liturgia da Santa Igreja.

Sendo assim, a missão da Toca de Assis é fazer com que Jesus Sacramentado seja conhecido e amado; Revelar ao mundo essa presença escondida de Jesus nos pobres; Amar e fazer amada a Santa Igreja, rezando pelos sacerdotes e zelando pela Sagrada Liturgia.

Com informações de Leigos da Toca de Assis de Itapetininga.