Notícias da Diocese

Nota Oficial de Esclarecimento sobre Igrejas que NÃO são Católicas

A Diocese de Itapetininga, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana em Itapetininga e cidades vizinhas, por seu Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Encarnação Alves, alerta aos fiéis católicos sobre a existência de ‘padres e bispos’ que se autodenominam católicos, que NÃO estão em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, e não possuem qualquer vínculo com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Em sintonia com nota oficial lançada em 2011 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre algumas questões relativas ao uso indevido dos termos: Católicos, Igreja Católica, Clero e outros. Esclarece que o uso de nomes, termos, símbolos e instruções próprios da Igreja Católica Apostólica Romana por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Assim, o uso das palavras “católico”, “paróquia”, “padre”, “bispo”, podem induzir a engano e erro. Alerta ainda que, quaisquer sacramentos realizados por essas denominações religiosas são inválidos para os fiéis católicos, podendo trazer ainda sérias consequências de ordem espiritual e pastoral.

Dessa forma, caso haja dúvidas sobre a comunhão de supostos “bispos”, “padres”, “diáconos” e “paróquias” com a Igreja Católica Apostólica Romana, procurem a Cúria de Itapetininga pelo telefone (15) 3271-2350 ou ainda pelo site www.diocesedeitapetininga.org.br

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!