11 de Agosto de 2017

Capela do Alto tem 1ª Festa em louvor a São Tarcísio

Publicado por

Padroeiro dos coroinhas e acólitos, São Tarcísio é celebrado no dia 15 de agosto. Por ocasião de sua festa litúrgica, a Paróquia São Francisco de Assis festeja o santo em Capela do Alto (SP). De acordo com Natanael Amador de Jesus Prado e Luversan Helena Galão da Silva, coordenadores da Pastoral dos Anjinhos, Coroinhas e Acólitos, as festividades serão em prol a pastoral. Esta é a primeira vez que a Matriz comemora essa data. Neste sábado (12/08) haverá às 19h, na Matriz, a celebração da Palavra e logo após quermesse, com brincadeiras, sorteios e dança de quadrilha.

História

Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma. Ele era acólito do Papa Sisto II, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística.

Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da Eucaristia. O Papa Sisto II queria levar o Pão Sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.

Foi quando Tarcísio pediu ao Santo Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o Papa Sisto II o abençoou e lhe deu uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia.

No caminho foi identificado e como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

Seu corpo repousa na Basílica de São Silvestre, em Roma.

Com informações do portal A12.