Reunião do Presbitério: últimos preparativos para Curso de Atualização

Na manhã desta terça-feira (08/08), o Presbitério de Itapetininga reuniu-se com Dom Gorgônio em mais um encontro mensal. No mês anterior, a reunião não aconteceu por ocasião do Retiro Espiritual dos Padres. Na pauta, dentre os vários assuntos, tiveram destaque o Curso de atualização do Presbitério e o agendamento diocesano. Além disso, o coordenador diocesano da RCC, Nelson Correa Jr, esteve presente para convidar os sacerdotes a participar do 20º Cenáculo Diocesano, a se realizar no dia 3 de setembro, em Itapetininga (SP).

Outro assunto abordado por Dom Gorgônio foi a atualização do Anuário para 2018 e das mídias sociais (site e redes sociais) da Diocese. Para tanto, foi encaminhado às secretarias paroquiais um email pedindo o envio de fotos das Paróquias e de suas comunidades para o endereço eletrônico [email protected] até o dia 30 de agosto. As imagens devem ser em boa resolução para impressão em gráfica.

Assuntos

No próximo domingo (12/08), os diáconos permanentes de toda diocese participam do Encontro Diocesano na Casa de Retiros Betânia, das 8h às 17h, em Itapetininga (SP).

No domingo, 27 de agosto, acontece o Despertar Vocacional Diocesano, a partir das 8h na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP). O tema é “Com Maria, respondemos SIM a Deus e fazemos Sua vontade”.

No dia 29 de agosto (terça-feira), as Atendentes Paroquiais se reunirão das 8h30 às 16h30 na Casa de Retiros Betânia, para mais um Encontro Diocesano. Desta vez, o encontro será ministrado por uma equipe da Editora Santuário e pelo redentorista, Pe. Fábio Evaristo.

No dia 31 de agosto, estarão reunidos na Cúria Diocesana de Itapetininga, das 8h às 12h, os bispos da Província de Sorocaba juntamente com Dom Gorgônio.

Em 2 de setembro, haverá um Encontro no Santuário São Judas Tadeu de Sorocaba (SP), para os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa.

Nos dias 9 e 10 de setembro, a coleta realizada em todas as missas da diocese serão destinadas a CNBB. Segundo Dom Gorgônio, a coleta Pró-CNBB tem como objetivo auxiliar nos investimentos para a Evangelização e reforma da sede da Conferência em Brasília (DF).

Devido à atualização do Programa Théos, as Paróquias devem enviar uma pessoa para o Curso de Atualização que será ministrado pela Théos Informática no Colégio Alpis Veredas, das 8h30 às 16h. No dia 12 de setembro (terça-feira), participarão representantes das Paróquias de Itapetininga, Alambari, Capela do Alto e Sarapuí. No dia 13, as Paróquias de Tatuí, São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul. E, no dia 14, as Paróquias de Angatuba, Paranapanema, Holambra, Campina do Monte Alegre, Bom Retiro, Guareí, Quadra, Cesário Lange e Torre de Pedra.

No dia 17 de setembro haverá reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), das 7h às 12h, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP). No encontro, os coordenadores de Pastorais e Movimentos devem entregar impressa a Agenda das atividades de 2018. Na oportunidade, será avaliada a necessidade de alterações de datas. O tema desta reunião do CDP será  a “Iniciação à Vida Cristã”.

De 26 a 28 de setembro, o Presbitério realiza o Curso de Atualização sobre Direito Canônico. O curso inicia às 8h do dia 26 e encerra às 12h do dia 28 e será ministrado pelo Prof. Pe. Valdinei de Jesus Ribeiro, Juiz de segunda instância do Tribunal Interdiocesano e de Apelação da Arquidiocese de Curitiba, na Chácara São José, em Sorocaba (SP).

Devido a realização do Curso de Atualização, no próximo mês não haverá reunião do Presbitério.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga