Papa aos Maristas: o terreno que vocês trabalham e modelam é sagrado

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta quinta-feira (20/04), ao Superior Geral dos Irmãos Maristas, Emili Turú Rofes, por ocasião do bicentenário de fundação da Congregação durante o qual será celebrado, em setembro próximo, na Colômbia, o 22º Capítulo Geral.

“A sociedade hoje precisa de pessoas sólidas em seus princípios, que testemunhem o que creem a fim de construir um mundo melhor para todos”, destaca Francisco no texto.

“Estes dois séculos de vida tornaram-se uma grande história de dedicação a crianças e jovens que vocês acolheram nos cinco continentes e que vocês formaram para que se tornassem cidadãos honestos e sobretudo bons cristãos”, sublinha ainda o Santo Padre.

Segundo o Papa, “a tarefa do educador é uma dedicação constante que requer sacrifício”. “Todavia, a educação é uma questão de coração e isso a torna diferente e sublime. Ser chamados a cultivar exige, primeiramente, cultivar a si mesmos. O educador religioso deve cultivar o seu campo interior, suas reservas humanas e espirituais a fim de sair para semear e cultivar o terreno que lhe foi confiado”, afirma o Papa.

Francisco sublinha na carta que os Maristas devem estar conscientes de que o terreno que eles trabalham e modelam “é sagrado”, e que eles devem ver “nele o amor e o sigilo de Deus”.

“Com dedicação e compromisso, fieis à missão recebida, contribuam para a obra do Deus que os chama para ser instrumentos simples em suas mãos”, finaliza o Papa.