Papa: deixar-se atrair com alma de criança diante do presépio

“As bolas coloridas que vocês criaram representam os valores da vida, do amor e da paz que o Natal de Cristo nos repropõe a cada ano”. Com um pensamento especial dirigido às crianças que confeccionaram as bolas de Natal que embelezam o pinheiro na Praça São Pedro, o Papa Francisco recebeu no final da manhã desta sexta-feira, na Sala Paulo VI, cerca de 1.500 pessoas representando os doadores da Árvore e do Presépio.

Ao agradecer aos Bispos e ao Governo da Ilha de Malta – responsáveis pelo presépio –  assim como Associações e representantes da Arquidiocese da Província de Trento – responsáveis pela árvore –  o Papa recordou que estes símbolos do Natal serão admirados na Praça São Pedro por peregrinos de todo o mundo, durante o Advento e as festividades de Natal.

Migrantes

O presépio montado na Praça São Pedro, obra do artista de Gozo, Manwel Grech, reproduz a paisagem maltesa e é completado pela tradicional Cruz de Malta e pelo “luzzu”, típica embarcação maltesa, “que recorda a triste e trágica realidade dos migrantes nas barcas que se dirigem à Itália”.

“Na experiência dolorosa destes irmãos e irmãs – recorda o Santo Padre – revemos aquela do Menino Jesus, que no momento do nascimento não encontrou abrigo e veio à luz na gruta de Belém, sendo depois levado ao Egito para fugir da ameaça de Herodes”.

Fraternidade e solidariedade

“Aqueles que visitarem este presépio serão convidados a redescobrir o valor simbólico, que é uma mensagem de fraternidade, de partilha, de acolhida e de solidariedade”, afirmou o Papa, recordando que “também os presépios montados nas igrejas, nas casas e em tantos lugares públicos são um convite a prepararmos um lugar em nossa vida e na sociedade para Deus, escondido no rosto de tantas pessoas que passam por dificuldades, pobreza e tribulações”.

Contemplar o Criador

Francisco recordou que a “beleza das paisagens” da cadeia de montanhas do Lagorai, de onde foi retirado o pinheiro, “é um convite para contemplar o Criador e a respeitar a natureza, obra de suas mãos. Somos todos chamados a nos aproximar da criação com estupor contemplativo”.

Espírito de Natal

O presépio e a árvore – completa o Papa – formam uma mensagem de “esperança e amor” e ajudam a “criar um clima natalício favorável para viver com fé o nascimento do Redentor, vindo à terra com simplicidade e humildade”.

“Deixemo-nos atrair com alma de crianças diante do presépio – foi o convite do Papa – porque ali se compreende a bondade de Deus e se contempla a sua misericórdia, que se fez carne humana para comover o nosso olhar”.

Inauguração do presépio e acendimento da árvore

O Presépio e a Árvore de Natal na Praça São Pedro serão inaugurados na tarde desta sexta-feira, pelo Presidente do Governatorato, Cardeal Giuseppe Bertello.

Durante a cerimônia – que contará com a presença, entre outros, do Arcebispo de Malta, Dom Charles Scicluna e do Arcebispo de Trento, Dom Lauro Tisi – a Banda do Corpo da Gendarmeria executará diversas canções de Natal.

Pinheiro e Presépio

O pinheiro de 90 anos, com 25 metros de altura, foi doado pela Província Autônoma de Trento. As bolas de Natal que o embelezam reproduzem trabalhos realizados em argila por crianças em tratamento em departamentos oncológicos de alguns hospitais italianos. A iluminação da árvore, por sua vez, usará um sistema de baixo consumo energético projetado por uma empresa austríaca.

O Presépio, por sua vez, foi doado pela Ilha de Malta. É a primeira vez que um país estrangeiro doa o tradicional símbolo natalino montado na Praça São Pedro.  A estrutura chegou ao Vaticano em dois contêineres, via mar.

Loteria do Papa

A atenção que o Papa reserva aos necessitados é expressa pela realização da IV edição da Loteria de Beneficência para as Obras de Caridade do Santo Padre, com os bilhetes sendo vendidos há algumas semanas, também online.

Terremoto

Ademais, com a autorização da Arquidiocese de Spoleto-Núrcia, foi transportado por Restauradores da Direção dos Museus Vaticanos o pináculo da Basílica de São Bento, em Núrcia – ícone do terremoto que sacudiu diversas regiões da Itália Central –  e colocado ao lado do Presépio como sinal de partilha e solidariedade.

As ofertas que os peregrinos e turistas deixarem diante do Presépio e da árvore serão destinados à reconstrução do oratório paroquial da cidadezinha da Úmbria.