Obras Sociais Irmã Dulce ganha prêmio “Zilda Arns” em reconhecimento ao Idoso

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) voltado à assistência aos idosos, a instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres é uma das cinco entidades e personalidades vencedoras do Prêmio Zilda Arns 2021. A premiação é promovida pela Câmara dos Deputados para distinguir ações em defesa e promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. A solenidade de premiação será no dia 29 de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados.

Os premiados foram selecionados pelo Conselho Deliberativo da premiação, constituído por membros dos partidos políticos e da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa, e a indicação das Obras Sociais foi do deputado federal Jorge Solla (PT-BA). Além da OSID, são agraciados nesta edição a Sociedade Beneficente Monsenhor Alonso, a geriatra Karla Giacomin, a assistente social Lidiane Charbel Souza Peres e o padre Júlio Lancellotti.

“É um prêmio de reconhecimento que nos deixa muito felizes, pois nesse trabalho de amor ao próximo, toda a equipe busca a essência do cuidar, dentro de uma perspectiva humanizada. Os idosos da gente são tratados com muito amor, nós somos a família deles”, diz a líder do núcleo, Terezinha Pacheco, ressaltando a importância do aprimoramento da especialidade geriatria e gerontologia diante do envelhecimento populacional mundial.

Referência

O Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães é referência no atendimento ao idoso, sendo o único complexo do estado a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos graves e pacientes crônicos. Criado em 1986, como resultado do trabalho incansável de Irmã Dulce pelo acolhimento da pessoa idosa, o núcleo presta mais de 60 mil atendimentos ambulatoriais por ano e mantém programas para o idoso diabético e hipertenso, portador de Alzheimer e de Parkinson. Atualmente, o núcleo oferece 162 leitos, sendo 54 de longa permanência, 54 para pacientes crônicos e outros 54 voltados a pacientes com patologias agudas, cuidados paliativos e reabilitação.

Com a proposta de oferecer um atendimento humanizado, atua com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e musicoterapeuta, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos, além de auxiliares de serviços gerais e administrativos.

 

Fonte: CNBB