Notícia Destaque Notícias da Diocese

Paróquias preparam fieis para solenidade de Corpus Christi

Procissão com Jesus Eucarístico nas ruas centrais de Itapetininga (foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga)

Na próxima segunda-feira, dia 17, as Paróquias da diocese iniciam o tríduo em preparação à Solenidade de Corpus Christi, que será celebrada no dia 20 (quinta-feira). A celebração do Corpo e do Sangue de Cristo foi instituída para ressaltar a própria Instituição da Eucaristia que acontece na “sexta-feira santa”; enquanto que a procissão tem a finalidade de ressaltar a fé do povo na Eucaristia. Cada paróquia desenvolverá os temas do tríduo baseados no “Ano Vocacional”.

O tema da solenidade de Corpus Christi neste ano é “Minha carne é verdadeira comida e o meu Sangue, verdadeira bebida”. Os tradicionais tapetes por onde a procissão com o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo bispo e sacerdotes poderão também refletir a temática das Políticas Públicas, Ano Vocacional e a Caridade.

Em Tatuí, os fieis se reúnem na próxima quarta-feira (19/06) a partir das 21h para confecção do tapete. Ao todo será confeccionado um tapete de aproximadamente 1200 metros. A celebração de Corpus Christi tem início às 9h do dia 20 em frente ao Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí, e será presidida por Dom Gorgônio.

Já em Itapetininga, os fieis são convidados a se reunir nas ruas adjacentes à Catedral para confecção dos tapetes a partir das 7h15 do dia 20. Cada paróquia deve confeccionar em torno de 100 metros de tapete; ao todo a procissão percorrerá 1,1 km de ruas ornamentadas. A celebração da solenidade de Corpus Christi será às 15h, presidida por Dom Gorgônio, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

Região Sul

Em Alambari, os fieis da Paróquia Bom Jesus iniciam a confecção do tapete às 7h na próxima quinta-feira e a missa solene será às 15h.

Em Sarapuí, os fieis se reúnem a partir das 9h do dia 20 para confecção do tapete; a Missa será às 15h na Paróquia Nossa Senhora das Dores. Não haverá tríduo preparatório.

Em Pilar do Sul, os fieis das duas Paróquias da cidade se unem para confecção do tapete a partir das 6h do dia 20 e a Missa será celebrada às 15h no Ginásio municipal de esportes “Pedro Batista”.

Em São Miguel Arcanjo, a nova Paróquia localizada no distrito do Gramadão convida os fieis para confecção do tapete a partir das 9h e para Missa solene às 15h na próxima quinta (20/06). Já na Basílica São Miguel Arcanjo, a montagem dos tapetes iniciará às 7h30 e a Missa será às 15h. Na Paróquia São Judas Tadeu (SMA) o tapete será confeccionado a partir das 7h e a Missa será às 16h.

Em Capela do Alto serão celebradas quatro missas na próxima quinta-feira (20/06): às 9h30 na Comunidade Santo Antonio dos Impossíveis, no bairro do Iperózinho; às 10h, na Comunidade São Pedro e São Paulo, na Vila Nova Capela; às 16h na Paróquia São Francisco de Assis e, às 18h na Comunidade Bom Jesus da Paciência, no distrito do Porto. Segundo o pároco, Pe. Carlos Eduardo de Oliveira, em todas estas comunidades será confeccionado o tapete.

Tapete para a Solenidade de Corpus Christi, em Cesário Lange, no ano passado (foto: Arquivo/Paróquia Santa Cruz)

Região Norte

Em Guareí, a confecção do tapete tem início às 4 da manhã e a Missa na Paróquia São João Batista será celebrada às 10h na próxima quinta (20); a noite haverá missa da Novena às 19h30.

Em Porangaba, a partir das 7h os fieis vão confeccionar o tapete para participar da Missa sonele na Paróquia Santo Antônio as 17h do dia 20.

Em Cesário Lange, a confecção do tapete também inicia às 7h e a Missa de Corpus Christi será às 16h na Paróquia Santa Cruz.

Em Quadra, confecção do tapete a partir das 8h e a Missa solene às 17h na Paróquia Bom Jesus.

Em Torre de Pedra, haverá confecção do tapete na parte da manhã e Missa às 19h com procissão luminosa ao final.

Região Oeste

Em Paranapanema, fieis da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso iniciam a montagem do tapete às 5h e participam da Missa de Corpus Christi às 10h.

Em Campos de Holambra, na Paróquia São José, confecção do tapete a partir das 7h e Missa às 15h.

Em Campina do Monte Alegre, tem confecção do tapete com início às 7h30 e Missa de Corpus Christi às 15.

Já em Angatuba, a Paróquia Divino Espírito Santo inicia confecção do tapete às 8h e celebra Missa solente às 17h. Na Paróquia Senhor Bom Jesus e São Roque, a Missa será às 15h e não haverá tapete. E na Paróquia São Judas Tadeu, a montagem do tapete começa às 6h e a Missa da Solenidade de Corpus Christi será às 16h.

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!