Renovação Carismática Católica (RCC)

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, que teve origem em 1967, na Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos. Em 2017, o movimento comemorou seu Jubileu de Ouro, com 50 anos de vida no Espírito Santo.

Conforme o site da RCC Brasil, “o Grupo de Oração da RCC é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc., que cultiva a oração, a partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo”.

No mundo, em 2000, a RCC estava presente em 235 países com 148 mil grupos de oração. No Brasil, em maio de 2014, o escritório nacional da RCC registrou 12 mil grupos de oração, sendo que somente no estado de São Paulo temos 4 mil grupos cadastrados.

Diocese de Itapetininga

A Diocese de Itapetininga representa 13 cidades da região sudoeste do estado de São Paulo. São elas: Angatuba, Alambari, Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Pilar do Sul, Porangaba, Sarapuí, São Miguel Arcanjo e Tatuí. Destes municípios, Itapetininga é o que possui o maior número de grupos de oração, totalizando 37. Somadas todas as cidades da diocese, contamos com 93 grupos cadastrados.

Assessor Eclesiástico: Pe. Luís Fernando  Carvalho.

Coordenador: Nelson Corrêa da Silva Júnior ( Itapetininga/SP)