Serviço de Animação Vocacional (SAV)

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), como o próprio nome nos revela, é um “serviço” a toda comunidade cristã tendo por objetivo principal “animar” a “vocação” dos cristãos chamados por Deus.

O SAV quer corresponder ao convite do Bom Pastor, quando, “ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão por elas, por andarem fatigadas e abatidas como ovelhas sem pastor” e disse: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Mt 9, 36-38). De fato, a humanidade sempre necessitará de Deus. Solidários, portanto, a este apelo, colaboramos com Ele na construção de Seu Reino entre nós.

O Serviço de Animação Vocacional é responsabilidade de todo o Povo de Deus. Inicia-se na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens, para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento vocacional. (Cf. Documento de Aparecida, n. 314)

A proposta “Vem e Segue-me!”, que Cristo faz, é radical, pois essa exige a entrega e a confiança de toda uma vida à Sua vontade. Entrar na vontade de Deus permite descobrir e seguir a verdade mais profunda de si mesmo, para viver a gratuidade e a fraternidade nas relações com os outros, porque só abrindo-se ao amor de Deus é que se encontra a verdadeira alegria e a plena realização.

Assessor Eclesiástico: Pe. Marco Antônio Custódio.

Coordenadores: Seminaristas André Augusto Dias Leme e Bruno Emanuel Vieira