PASTORAL CARCERÁRIA DA DIOCESE DE ITAPETININGA

A Pastoral Carcerária da Diocese de Itapetininga, começa a dar passos importantes naquela que é uma preocupação da Igreja: dar atendimento espiritual e religioso aos nossos irmãos privados de liberdade, que cumprem suas penas nos presídios, casas de detenção, cadeias e Fundação Casa.

Em nossa Diocese, esse atendimento vem sendo realizado nos presídios de Guareí (2 presídios com uma população carcerária de mais de 3.000 detentos)  e na Fundação CASA, extinta Febem, em Itapetininga (hoje com cerca de 80 adolescentes internados).

Porém, ainda temos uma demanda muito grande de unidades prisionais a serem atendidas: 1 presídio e 1 Centro de Detenção em Capela do Alto ( com população carcerária de quase 4.000 detentos); 2 presídios (Com mais de 4.000 detentos) e 1 Centro de Ressocialização Feminino (Com mais de 300 detentas), em Itapetininga, sem contar as dezenas de cadeias em delegacias que ainda subsistem em algumas cidades de nossa Diocese.

Destes, Capela do Alto já se encontra com uma boa equipe de Pastoral Carcerária, pronta pra atuar, aguardando apenas suas carteirinhas de acesso às unidades. Contando com o apoio imprescindível do Pároco local, Pe. Francisco José Lemes, que inclusive começará a rezar Santas Missas para os funcionários das unidades e também para os familiares que vem visitar seus parentes presos.

images28DI2OCC

Já Itapetininga, ainda iniciará a formação de leigos para atuarem nas unidades da cidade. No próximo sábado, dia 13, ás 09h00, na Cúria Diocesana, acontecerá importante reunião com o Assessor da Pastoral Carcerária, Pe. André Luiz Garcia, Dom Gorgônio, nosso Bispo e representantes das Paróquias de Itapetininga que irão auxiliar neste trabalho de evangelização, que após essa reunião informal, passarão por uma criteriosa formação pastoral e espiritual,  bem como todo cadastramento junto à Secretaria de Assuntos Penitenciários, para daí, iniciarem suas atividades, que há anos é aguardada por detentos, familiares e funcionários destas unidades.

As pessoas interessadas em ingressarem neste trabalho, podem vir participar desta reunião no dia 13 de setembro, ou entrar em contato com Pe. André, através dos telefones 015-3271-2350 ou 3272-8557.