Pastoral dos Surdos participa de Encontro Diocesano de Ourinhos

A Pastoral dos Surdos da Diocese de Itapetininga participou no último domingo (21/07) do I Encontro Diocesano da Pastoral de Ourinhos. Juntamente com o grupo estiveram presentes também representantes da Arquidiocese de Sorocaba. O tema central do encontro foi “O poder da oração” com o lema “Entrega teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará (Sl 37,5)”.

O evento contou com três palestrantes: o sacerdote surdo da Arquidiocese de Curitiba (PR) Padre Wilson Czaia falou sobre o “Magnificat”; as agentes da pastoral da Arquidiocese de Campinas, Karina Martins (surda) abordou a importância da “Inclusão do surdo na Missa” e, Mônica Azevedo (surda) falou sobre a “Oração”.

Agentes de Itapetininga com Pe. Czaia e Mônica Azevedo (foto: Pastoral do Surdo de Itapetininga)

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral de Itapetininga, Janaína Francine da Silva, nas palestras deixaram claro a necessidade da participação ativa do Surdo na Igreja. “Foi explicado para nós que a Pastoral do Surdo deve contar com a participação do surdo, principalmente, pois é o protagonista desta pastoral. Devemos incentivá-los a preparar os materiais para celebração eucarística, dentre outras atividades, para que eles possam ter um verdadeiro protagonismo”, explica.

Janaína contou ainda que foram realizadas várias atividades com os surdos presentes, e que no encontro os ouvintes ficaram apenas assistindo. Para ela, “a Igreja está fazendo a inclusão do Surdo, contudo, é necessário que eles assumam sua participação [dentro dela]”.

Encontro Diocesano de Itapetininga

Conforme Janaína, devido ao curso de Libras Básico, promovido pela Pastoral, ter se concluído este mês, o Encontro Diocesano de Itapetininga foi cancelado. “Vamos realiza-lo no ano que vem”, pontuou.