Presbitério de Itapetininga reflete sobre DGAE e evangelização dos jovens

Reunidos no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP), os padres de nossa diocese juntamente com Dom Gorgônio participaram nesta terça-feira (09/10) da reunião mensal do Presbitério. Esteve em pauta o estudo das Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2015-2019 e a evangelização diocesana dos jovens, uma vez que, os padres sinodais fazem esta mesma reflexão este mês no Sínodo dos Bispos, em Roma.

Pe. Márcio

Como de costume a reunião iniciou com a Oração na Capela do Seminário e logo após teve sequência em uma das salas do local. Padre Márcio Almeida retomou com os demais sacerdotes o estudo do Capítulo V da DGAE que trata sobre as Indicações de Operacionalização e a Gestão de Projetos. Na sequência, falou sobre a evangelização de jovem para jovem do Setor Juventude de várias pastorais e movimentos. Eles refletiram sobre os esforços na evangelização da juventude, como tem acontecido e como se poderá melhorar. Em grupos por região pastoral, os padres fizeram suas considerações a respeitos de ambos assuntos.

Ainda na primeira parte da reunião, Padre Leonardo Mendes Soncin (assessor eclesiástico da Pastoral do Batismo) falou sobre a Iniciação à Vida Cristã, mais especificamente sobre o Sacramento do Batismo. A Diocese lançou uma apostila que foi entregue à catequistas do Batismo e aos Diáconos Permanentes presentes no encontro formativo realizado no último dia 23. Na ocasião, o assessor afirmou que, “o material próprio fala da Catequese Batismal e orientação missionária, e com este lançamento estamos dando os primeiros passos para unificar a catequese batismal em nossa diocese”.

Dom Gorgônio, na segunda parte da reunião, falou sobre os próximos eventos da diocese:

– Dia 14 de Outubro (domingo), Encontro da Comissão Diocesana Missionária (Comidi), em Angatuba-SP, a partir das 8h30;

– Dia 14 de outubro (domingo) – Convívio Vocacional Masculino no Seminário Diocesano;

– Dia 21 de Outubro (domingo) – Dia Nacional da Juventude, em Capela do Alto-SP, a partir das 8h;

– De 19 a 21 de Outubro (sexta a domingo), Assembleias das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, em Indaiatuba (Itaici) com a presença dos jovens Luiz Henrique (Capela do Alto), Gabriel Adashi (Itapetininga), Diácono Jean, Pe. Carlos Eduardo e Dom Gorgônio;

– Dia 23 de Outubro (terça-feira) – Formação Théos para as Regiões Pastorais Itapetininga, Norte e Oeste e, no dia 24 (quarta-feira), Formação Théos para as Regiões Pastorais Tatuí e Sul na Cúria Diocesana, a partir das 8h30;

– De 19 a 21 de Novembro (segunda a quarta-feira), Encontro de Avaliação e Planejamento, em Cananeia;

– Dia 27 de Dezembro (quinta-feira) – Ordenação Presbiteral dos diáconos Rodolfo e Jean, na Catedral Diocesana, às 19h30.

Fotos: Pe. André Garcia/Diocese de Itapetininga