“Que eu possa fazer tudo que Ele me disser”, declara o Diácono Fernando

“Conto com as orações de vocês para que, pelo ministério que assumo hoje, esteja sempre atento para ouvi-Lo, e com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, que eu possa fazer tudo o que Ele me disser!”, conclui o então Diácono Luiz Fernando Carvalho. A Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Fernando aconteceu na última sexta-feira (24/05) na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, em Pilar do Sul (SP).

Estiveram presentes na celebração: Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, bispo de Registro; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Itapeva e Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; sacerdotes e diáconos diocesanos, religiosos, membros das Comunidades Recado e Canção Nova, de movimentos, pastorais e associações, seminaristas, bem como autoridades civis, membros de outras denominações religiosas do município, e familiares do candidato.

Após a proclamação do Evangelho, o eleito foi apresentado pelo reitor do Seminário Diocesano, Pe. Marco Antonio Custódio, ao bispo como digno de receber o sacramento da Ordem no grau de Diácono. Padre André Garcia leu então, a Carta de Admissão do eleito às Ordens Sacras.

“Jesus nos mostra que todos nós somos chamados a nos colocar a serviço e o Diaconato quer expressar, de maneira especial, o serviço na Igreja. Que você Luiz Fernando possa ser movido por esse amor de Cristo, escolhido por Deus como o próprio Jesus fala; assim que a alegria do Cristo esteja em você”, afirma Dom Gorgônio em sua homilia. De acordo com o bispo, “o Diácono é aquele que serve na alegria de amar e se doar ao próximo, no serviço da caridade, da Palavra e do altar na dispensa dos Sacramentos da Santificação”.

Após a homilia, Fernando firmou o propósito de consagração a Deus e de servir ao povo, prometendo obediência ao Bispo e a seus sucessores, assim como, guardar perpetuamente o celibato por amor do Reino dos céus, ao serviço de Deus e dos homens. Em seguida, Dom Gorgônio, o Clero e a comunidade cantaram a Ladainha de todos os Santos rogando a intercessão deles, enquanto Fernando permanecia prostrado no altar em sinal de entrega total a Deus.

Logo após, o bispo impôs as mãos sobre a cabeça de Fernando e proferiu, em seguida, a prece de ordenação, conferindo-lhe o primeiro grau do Sacramento da Ordem, consagrando-o Diácono transitório. Os pais do então Diácono entregaram-lhe as vestes, impostas pelo padre Élcio Roberto de Góes. Na sequência, D. Gorgônio concluiu o rito entregando-lhe o livro dos Evangelhos.

Ao final da celebração, o então Diácono Luiz Fernando agradeceu a presença de todos os bispos, reitores, formadores, seus pais e familiares, e de todo povo de Deus presente em sua ordenação.

Foto: William Furtado/Diocese de Itapetininga