Notícia Destaque Notícias da Diocese

Seminarista Ivan Soares é ordenado Diácono transitório

O seminarista Ivan Soares, natural de Tatuí, foi ordenado Diácono transitório na noite desta quinta-feira (23/05). A Missa de Ordenação Diaconal presidida por Dom Gorgônio aconteceu no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí (SP) e, reuniu padres e diáconos permanentes, religiosos, novas comunidades, bem como, seminaristas, familiares e fieis. A solenidade foi transmitida na íntegra pela fanpage do Santuário.

Antes da Missa, o seminarista fez solenemente a profissão de fé e o juramento de fidelidade diante de Dom Gorgônio. Após a proclamação do Evangelho, o eleito foi apresentado pelo reitor do Seminário Diocesano, Pe. Marco Antonio Custódio, ao bispo como digno de receber o sacramento da Ordem no grau de Diácono. Feito isto, o chanceler Pe. Lorival de Oliveira Pedro leu a Carta de Admissão do eleito às Ordens Sacras. Ivan acompanhou do altar a homilia.

O bispo destacou em sua homilia as características do Diácono, afirmando ser “aquele que deve servir na alegria de amar e se doar ao próximo. É o serviço da caridade, da Palavra e do altar na dispensa dos Sacramentos da Santificação”. Ele observou também a escolha das leituras que ressaltam que devemos confiar em Deus e em Seu amor. “Que ele [o Ivan] possa ser movido por este grande amor de Deus; para viver a vocação de consagrado a Ele é preciso estar encantado por Cristo que deu a vida por nós. Encantados por este amor de Cristo, vamos viver com zelo, alegria, dedicação o serviço a que Deus nos chama”.

Terminada a homilia, Ivan firmou o propósito de consagração a Deus e de servir ao povo, prometendo obediência ao Bispo e a seus sucessores. Ele prometeu ainda guardar perpetuamente o celibato por amor do Reino dos céus, ao serviço de Deus e dos homens. De joelhos, D. Gorgônio, o Clero e a comunidade cantaram a Ladainha de todos os Santos rogando a intercessão deles; Ivan ficou prostrado, em sinal de entrega total a Deus.

Logo após, o bispo impôs as mãos sobre a cabeça de Ivan e proferiu, em seguida, a prece de ordenação, conferindo-lhe o primeiro grau do Sacramento da Ordem, consagrando-o Diácono transitório. Os familiares do então Diácono entregaram-lhe as vestes, impostas pelo padre Roberto Moreira, que foi seu primeiro pároco. Na sequência, D. Gorgônio concluiu o rito entregando-lhe o livro dos Evangelhos.

Ao final da celebração, o neo-Diácono Ivan Soares agradeceu a Dom Gorgônio e a Igreja Particular de Itapetininga que o acolheram; aos formadores e reitores que passaram pelo Seminário durante seu discernimento vocacional, aos seus pais e a todos que contribuíram em sua vocação.

foto: William Furtado/Diocese de Itapetininga

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!