Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 tem início nesta sexta-feira (19)

A 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB acontece de 19 a 21 de outubro, em Indaiatuba (SP), no Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) – Vila Kostka, Itaici. Os bispos, padres, religiosos e leigos das 42 dioceses do estado de São Paulo estarão presentes.

Nosso bispo diocesano Dom Gorgônio, Luiz Henrique Moraes (coordenador diocesano do Setor Juventude), Gabriel Adashi (representante do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) – representa paróquia Estrelas, Itapetininga), o Diácono (transitório) Jean Michel de Oliveira Campos e o Pe. Carlos Eduardo de Oliveira (atual Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Capela do Alto) estarão representando a nossa diocese.

Este ano a Assembleia das Igrejas refletirá sobre a “Evangelização da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, tema que está sendo refletido pelos padres sinodais no Sínodo dos Bispos, em Roma, até o próximo dia 25. Para isso, a Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil do Regional Sul 1 da CNBB se preparou para fazer algumas apresentações ao longo do fim de semana.

Luiz Henrique que, é também secretário da Comissão, apresentará aos participantes os Projetos da CNBB para o Regional Sul 1 e falará sobre os novos grupos de jovens paroquiais que estão surgindo com uma nova realidade.

O encontro terá início às 14h30 desta sexta-feira (19) com a celebração de abertura. Após a abertura (15h) a primeira conferência (16h30) será proferida pelo Pe. Antonio Prado (“Pe.  Toninho”, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

No dia 20, por volta de 8h45, será realizado o primeiro painel onde os jovens vão partilhar suas experiências de fé e eclesial e, de seus movimentos. Pelas 10h30, para finalizar o painel do dia, o evento contará com perguntas da Assembleia aos jovens. Após o almoço, às 14h30, realizar-se-á a apresentação da Pastoral Juvenil e dos Projetos da CNBB para a Igreja do Brasil: a Comissão Episcopal para Pastoral Juvenil (CEPJ), os 10 anos da publicação do Doc. 85 sobre a Evangelização da Juventude; o Doc. 103 sobre Pastoral Juvenil no Brasil: identidade e horizontes; o projeto Civilização do Amor (anterior ao Rota 300);  Rota 300 (em comemoração aos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida); a Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá e o Projeto IDE (novo projeto).

No último dia da assembleia, às 9h, haverá um momento de espiritualidade conduzida pelo Pe. Joãozinho, SCJ, da Congregação dos Dehonianos, com o tema “Evangelização da Juventude”. A sessão de encerramento está marcada para as 11h30 neste domingo (21/10).

Com foto de arquivo e informações de CNBB Sul 1.