Assembleia Diocesana acontece nesta terça-feira (15)

A 5ª Assembleia Diocesana de Itapetininga acontece amanhã (15/11) das 7h30 às 15h30 na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP). São convocados a participar da assembleia os membros do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) e o Clero de Itapetininga. Vale lembrar que, o resultado da assembleia resultará na atualização do Plano Diocesano de Pastoral.  A Casa “Betânia” está localizada na estrada Julio Vieira, 3101, no bairro Mato Seco, próximo ao cemitério “Vale da Paz”.

De acordo com o representante do Presbitério, Padre Sirlei de Oliveira, cada pároco escolherá quatro leigos de sua Paróquia para serem “delegados” na assembleia. Estes delegados juntamente com Dom Gorgônio, membros do CDP, Padres, representantes dos conselhos de diáconos e dos religiosos refletirão sobre as propostas para a atualização do plano, explica.

Segundo Dom Gorgônio, pela manhã será apresentado o objetivo geral do plano, as cinco dimensões (querigmática, bíblico-catequética, celebrativa, missionária e solidária) que este deve contemplar e as propostas de acréscimo para cada uma. Cada dimensão será apresentada por uma dupla de padres.  Logo após, conta o bispo, os participantes realizarão um debate sobre estes possíveis acréscimos na atualização. À tarde, será realizada a aprovação do texto na íntegra e entregue às paróquias, conclui. Às 16h30, o bispo preside a santa missa na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres onde apresentará a atualização do Plano Pastoral e encerrará o Ano Santo da Misericórdia.

“A atualização do Plano diocesano de Pastoral é um momento importante para avaliarmos a caminhada da diocese e nos adequarmos a realidade que vivemos. É tempo também de fortalecer-se na unidade do trabalho, realinhar as pastorais e movimentos e reorganizar a caminhada, se necessário. Observando a caminhada nas paróquias e nas regiões, já está incluso o desejo da diocese por onde caminhar nos próximos anos”, avalia Pe. Sirlei.

A expectativa é de que em torno de 200 pessoas participem da assembleia neste feriado. O trabalho para atualização do Plano Diocesano de Pastoral tem como norteadores as diretrizes gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE-2015/2019), assim como os documentos: “Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia”, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, a bula Misericordiae Vultus, o documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” e a encíclica pós-sinodal Amoris Laetitia.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga