Notícia Destaque Notícias da Diocese

Basílica São Miguel Arcanjo divulga programação da Festa do Padroeiro

(foto: Arquivo/Basílica São Miguel Arcanjo)

A Basílica de São Miguel comemora a festa de seu padroeiro no dia 29 de setembro. Contudo, no dia 15 de agosto, teve início a programação espiritual com a realização da Quaresma de São Miguel. As orações da Quaresma serão rezadas até o dia 19 de setembro, sempre às 17h de segunda a sexta; aos sábados, domingos e no dia votivo (29) às 18h30. A partir do dia 20 acontece a Novena  que contará com a presença de sacerdotes, bispos e devotos do Arcanjo, e culminará em uma vasta programação que vai de fortes momentos de espiritualidade até corrida e caminhada de rua.

Durante a novena os fieis e devotos são convidados a participar da oração do Rosário de São Miguel Arcanjo, todos os dias, ao meio-dia. Além disso, a partir do dia 20, as orações da Quaresma passam a ser realizadas às 18h50, e logo em seguida a Santa Missa às 19h30 (de segunda a sexta), presidida por diversos sacerdotes e bispos convidados. No domingo, dia 22, haverá missas também às 9h e 11h; e no dia 29, dia do padroeiro, as missas acontecerão às 7h, 10h, 13h e 17h.

Entre os convidados celebram, respectivamente na novena, o Pe. Márcio Prado, da Canção Nova; Pe. Camilo Junior, do Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida/SP; Pe. Júlio Ferreira de Campos, da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, de Itapetininga/SP; D. Gregório M. Botelho, OSB Oliv., Basílica S. Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto/SP; Pe. Edvanderson Cordeiro Severino, Santuário Nossa Senhora da Salette, de Braganey/PR; D. Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo da Diocese de Itapeva/SP; D. José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arq. de São Paulo/SP; D. Júlio Endi Akamine, Arcebispo da Arq. de Sorocaba/SP; Pe. Antônio Carlos dos Santos, Santuário S. Rita de Cássia, de Jundiaí/SP; e no último dia a celebração será presidida por D. Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga/SP.

Festa dos Santos Arcanjos

A Festa dos Santos Arcanjos – São Gabriel, São Rafael e São Miguel – é celebrada em toda Igreja Católica. Entre os três arcanjos, São Miguel destaca-se como o Príncipe da Milícia Celeste, dado sua missão de proteger os fiéis nas lutas contra satanás e seus anjos do mal. Segundo a tradição judaico-cristã, foi Miguel Arcanjo quem, no combate primitivo dos anjos de Lúcifer contra os anjos de Deus, gritou “Quem como Deus!” – significado do nome, Miguel – e saiu vitorioso contra o anjo das trevas.

A partir de então, esse Arcanjo foi tomado como protetor contra as tentações e lutas com o espírito mal. A Igreja Católica tem forte devoção a São Miguel devotando a ele uma quaresma (quarenta dias), especialmente para súplica de sua intercessão e proteção. A Basílica São Miguel é a única no Brasil dedicada ao Arcanjo.

Festa de São Miguel Arcanjo 2019
Local: Basílica de São Miguel – Praça Tenente Urias, Centro – São Miguel Arcanjo/SP
Horário: Diversos, de acordo com a programação dita acima
Informações: Site: www.basilicasaomiguelarcanjo.org.br; [email protected]