Notícia Destaque Notícias da Diocese

Basílica São Miguel Arcanjo inicia festa em honra ao Arcanjo

(foto: Arquivo/Basílica São Miguel Arcanjo)

A Basílica de São Miguel realiza de 20 a 29 de setembro as festividades em honra ao seu Arcanjo padroeiro. A partir desta sexta-feira (20/09) tem início a Novena com a presença de sacerdotes e bispos e, além disso, uma vasta programação recreativa que inclui momentos de espiritualidade até corrida e caminhada de rua.

Segundo o reitor da Basílica, padre Márcio Almeida, os festejos dedicados a São Miguel visam movimentar os devotos e paroquianos de modo que possam voltar-se à oração e aos sacramentos, alcançando assim as graças que Deus derrama sobre todos neste tempo. “Estamos de coração aberto e expectante para os dias da festa de São Miguel. Tenho certeza de que será um tempo fecundo e abundante em bênçãos e graças do céu sobre toda a comunidade”, afirma.

Durante a novena os fieis e devotos são convidados a participar da oração do Rosário de São Miguel Arcanjo, todos os dias, ao meio-dia. A Santa Missa será celebra de segunda a sábado às 19h30 e presidida por sacerdotes e bispos convidados. No próximo domingo (22/09), as missas serão realizadas também às 9h e 11h; e no dia 29, dia do padroeiro, as celebrações acontecerão às 7h, 10h, 13h e 17h.

Entre os convidados celebram, respectivamente na novena, o Pe. Márcio Prado (Canção Nova); Pe. Camilo Junior (Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida); Pe. Júlio Ferreira de Campos  (Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, de Itapetininga/SP); Dom Gregório M. Botelho, OSB Oliv. (Basílica S. Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto/SP); Pe. Edvanderson Cordeiro Severino (Santuário Nossa Senhora da Salette, de Braganey/PR); Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (bispo da Diocese de Itapeva/SP); Dom José Benedito Cardoso  (bispo Auxiliar da Arq. de São Paulo/SP; D. Júlio Endi Akamine, Arcebispo da Arq. de Sorocaba/SP; Pe. Antônio Carlos dos Santos, Santuário S. Rita de Cássia, de Jundiaí/SP; e no último dia a celebração será presidida por D. Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga/SP.

Indulgência Plenária

Vale destacar que, como a Basílica Menor é uma Igreja Papal, uma extensão do Vaticano,  torna-se uma Igreja que oferece graças especiais, que somente estas podem oferecer aos fieis. Conforme o decreto “Domus Ecclesiae”, os fieis que visitam uma Basílica podem obter a Indulgência Plenária, observando as condições habituais, como: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. Uma destas datas é a do aniversário da celebração litúrgica do patrono São Miguel Arcanjo, no próximo dia 29 (domingo).

Inscrições para Corrida do Padroeiro

A Corrida de São Miguel Arcanjo encerra as inscrições nesta sexta-feira (20/09). As vagas para a competição são limitadas. A corrida que acontecerá no dia 29 de setembro, faz parte das festividades em honra a São Miguel Arcanjo, padroeiro da Basílica que leva o nome do arcanjo em nossa diocese. Os interessados devem se inscrever através do link https://bit.ly/2NMJ8NA .

foto: Arquivo/Basílica de São Miguel Arcanjo

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto