Rádio Conexão Católica

Bispos alertam para a ideologia de gênero na lei colombiana

Defender a família preservando o direito de educar os filhos em um ambiente livre de ideologias: o pedido foi novamente reiterado pelo episcopado colombiano às vésperas da Celebração Jubilar da Misericórdia no Continente Americano.

Os bispos da Colômbia reconhecem o respeito como valor fundamental para a saudável convivência entre os homens, independentemente da raça, sexo, orientação sexual, nacionalidade, língua, religião ou opinião política.

Também foi recordada a preocupação com a implementação da ideologia de gênero proposta na revisão dos manuais e projetos  institucionais de educação na Colômbia.

“Com o pretexto do direito à inclusão, tenta se impor a ideologia de gênero como única forma válida de coexistência”, alertam os bispos.

Ensinamento do Papa

Neste ponto, os bispos colombianos lembram os ensinamentos do Papa Francisco na Exortação Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

“A ideologia de gênero nega a diferença e reciprocidade natural do homem e da mulher. Isto apresenta uma sociedade sem diferenças de gênero e esvazia o fundamento antropológico da família”.

“Esta ideologia – lê-se ainda na Exortação – traz consigo projetos educacionais e orientações legislativas que promovem a identidade pessoal e intimidade emocional dissociada radicalmente da diversidade biológica entre homem e mulher”.

Abuso da lei

A Conferência Episcopal da Colômbia lamenta que o Tribunal Constitucional e o Ministério da Educação abusem da lei para promover a ideologia de gênero nas mais diversas áreas da sociedade.

E reafirma que a definição constitucional da família foi “distorcida para impor um modelo que não estava previsto”. Enquanto isso – concluem os bispos – “no processo de manuais de revisão de convivência, o Ministério exerce poderes não previstos na lei para impor critérios da ideologia de gênero”.

Por esta razão, os bispos exortam as instituições do governo colombiano a ouvir a voz de milhões de pessoas que rejeitam a imposição legislativa de tal ideologia.