Dom Luis Demétrio Valentini, Bispo diocesano de Jales, SP, presidiu a missa em ação de graças pelos Bispos jubilares nesta quarta-feira, 10 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida na Capela São José. Esta celebração abriu as atividades do segundo dia da 78ª Assembleia dos Bispos da CNBB Regional Sul 1.
O Bispo testemunhou sua caminhada no presbiterado e episcopado, falando da família, coincidências de datas e números e da alegria em servir a Igreja e o povo de Deus, em especial os pobres. “Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de servir como Presbítero e Bispo. Assumi o ministério episcopal em Jales como um verdadeiro desafio. Hoje, sinto-me recompensado pela contribuição que pude dar à Igreja”, disse.
Depois da celebração, teve início no Hotel Rainha do Brasil, no Auditório Santo Afonso, a sessão conjunta. Na abertura o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul 1 lembrou da celebração dos 270 anos de criação da diocese de São Paulo, que será comemorado em 08 de Dezembro. Tal celebração tem sua grande importância pois, a diocese de São Paulo era ate então a única no estado, sendo desmembrada em 7 de junho de 1907, com a criação das cinco dioceses: Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu e São Carlos.
Em seguida, as Comissões Episcopais apresentaram seus relatórios constando de atividades realizadas, objetivos, perspectivas e desafios. Cada Comissão apresentará seu plano de trabalho para os próximos anos, em vista das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, sob a perspectiva do Regional Sul 1 na ação missionária e sua realidade pastoral.
Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira fez uma introdução para o trabalho em grupo, indicando o estudo do nº 40 das Diretrizes para o debate do sub-tema “Como está a Regional com relação ao paradigma da missionariedade” e o nº 44 para o debate do sub-tema “Como o encontro pessoal com Cristo é ou pode ser um motivador do impulso missionário no Regional”. Foram formados 8 grupos que apresentarão suas impressões no momento de partilha e comunicados no dia 11.