Dia Mundial das Missões 2022: “Sereis minhas testemunhas”

Outubro é o Mês Missionário. Todos os anos, somos impulsionadas a vivenciar este mês pelas campanhas missionárias da Pontifícias Obras Missionárias (POM). Confira a seguir o tema, a inspiração bíblica e um dos testemunhos missionários que conduzem o Mês Missionário 2022.

Tema: A Igreja é missão
Lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

Animados pelo Ano Jubilar Missionário, a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

A construção da arte da Campanha Missionária 2022 seguiu a mesma identidade visual dos últimos dois anos, que seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo. Na janela e dentro do mapa do Brasil, aparecem rostos de missionários e missionárias Ad Gentes. As cores da arte seguem a identidade visual do Ano Jubilar Missionário que nos convida a uma grande explosão missionária aberta a universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.

O mês missionário nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no penúltimo final de semana de outubro (22 e 23) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver
este Ano Jubilar Missionário, a assumir e a revigorar
nossa vocação cristã de discípulos missionários,
sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão
até os confins do mundo. Pela força do Espírito Santo
e a exemplo da bem-aventurada Pauline Jaricot,
sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração,
na ajuda material e na doação da própria vida,
principalmente nos ambientes humanos, culturais,
religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho.

Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!
Assim como nos anos anteriores, no penúltimo final de semana do mês, neste ano, 22 e 23 de outubro, as coletas ofertadas durante as Missas são enviadas à POM, para que sejam repassadas ao Fundo Universal de Solidariedade, que apoia projetos em todo o mundo. São mais de 1000 dioceses por todo o mundo auxiliadas com valores arrecadados.
Para mais informações e para ter acesso ao conteúdo do mês missionário na íntegra, acesse ao site oficial das Pontifícias Obras Missionárias, no site: https://www.pom.org.br/cm2022/

Fonte Assessoria de Comunicação com informação de Pontifícias Obras Missionárias