Diocese participa de 4ª Semana Brasileira de Catequese

Inicia nesta quarta-feira (14/11) a 4ª Semana Brasileira de Catequese. O evento que acontece em Itaici, Indaiatuba (SP), é promovido pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até o dia 18 (próximo domingo). A catequese da nossa Diocese é representada por Cláudia Moraes, coordenadora diocesana da Pastoral da Catequese e pelo Padre Leonardo Mendes Soncin, assessor eclesiástico diocesano da Iniciação à Vida Cristã (IVC).

O encontro contará com a presença de um representante de cada diocese do Brasil e, segundo o site da CNBB, tem como texto-base o documento 107 da CNBB sobre Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários.

Conforme Pe. Leonardo, a participação de nossa diocese neste evento tem como intuito trazer um reforço sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã para Itapetininga. Ele explica que, “o doc. 97 da CNBB organizava este processo em cinco passos a partir da passagem do Evangelho de João (Jo 1, 35-42). Depois o doc. 107 aborda o processo de IVC a partir da “samaritana no poço (capítulo 4 do Evangelho de João)” e, agora, com a atualização esse processo será apresentado em sete passos onde o texto de referência são os dos “Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35)”.

“A catequese em nossa diocese está passando por um processo de mudança, por isso, queremos com a participação nesta Semana estar unidos aos demais regionais e dioceses e ter contato com eles para conhecer essas outras realidades diocesanas. Vai ser também uma oportunidade de entrar em contato com autores de livros de catequese e lançamentos de materiais didáticos para catequese”, completa o assessor.

Na programação da 4ª Semana Brasileira de Catequese os participantes assistirão à algumas Conferências sobre o tema central, além de ter momentos de partilha, participar de diversas oficinas e do lançamentos de livros didáticos.