DOM DARCI AOS AGENTES DA PASCOM: “É PRECISO COMUNICAR COM VERDADE, COM ÉTICA, COM AMOR”

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Dom Darci na abertura do encontro; ao lado, Dom Vilson e Dom José compunham a mesa

“O que se espera de uma comunicação pautada na ética é que seja comprometida com a verdade”. A frase destacada é do presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação, Dom Darci José Nicioli, que discursou na abertura do 20º Encontro Estadual da Comunicação que aconteceu em Campos do Jordão, entre os dias 6 e 8 de novembro. O encontro reuniu mais de 100 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 da CNBB. Participaram também do encontro, o Bispo referencial da Pastoral da Comunicação, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC; o seu antecessor, Dom José Moreira de Melo e o coordenador estadual, Padre Marcos Vinicius Clementino.

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Pe. André foi mestre de cerimônia na abertura do evento

O coordenador da Pascom da Sub Região de Sorocaba e assessor da pastoral de Itapetininga, Pe. André Luiz Garcia e a equipe de assessoria de comunicação da Diocese também estiveram presentes no evento.

Dom Darci ao refletir sobre o tema do encontro destacou dois elementos importantes na educação ou reeducação para ética cristã: a conversão e o amor. “O primeiro elemento (a conversão) é um dos elementos centrais da pregação de Jesus. Precisamos de conversão contínua para buscar a Cristo: Caminho, Verdade e Vida. O segundo elemento é o amor, amor a Deus e ao próximo é o conteúdo da moral evangélica. O comprometimento com o amor e a decidida imersão na conversão constante vai nos conduzir a uma postura, uma conduta, uma visão nova e, desse modo, nos fazendo mais habilitados para contribuir com o testemunho da ética no mundo que nos cerca”, salientou.

Concluindo a reflexão, o presidente da Comissão para Comunicação disse que “o que se espera de uma comunicação pautada na ética é que seja comprometida com a verdade, seja transparente, livre, justa, autônoma, responsável, respeite a privacidade das pessoas e seja comprometida com a comunidade, minimize os danos e ajude a formar a consciência das pessoas”.

Segundo dia

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O jornalista Carlos Alberto di Franco abordou a Ética nas Comunicações; à esq, Pe. Marcos Vinícius acompanhou a palestra

Na manhã do sábado, dia 7, após a missa presidida pelo Bispo de Itapeva, Dom José Moreira de Melo, o jornalista Carlos Alberto Di Franco iniciou as conferências do dia abordando a “Ética nas comunicações”, tema do encontro. O palestrante fez uma breve contextualizando do ‘fazer comunicação’ segundo a visão dos meios seculares. Dessa forma, ele detalhou as diferenças em que os agentes da Pascom deve se ater para realizar uma boa comunicação e encorajou-os a aproveitar os espaços que a mídia laica nos oferece.

Di Franco apontou também a necessidade de profissionalizar a comunicação da Igreja, no sentido de capacitar os agentes com formações técnicas, oferecendo assim aos meios laicos e católicos, materiais com qualidade. Ele exemplificou a questão falando sobre a linguagem usada pelo Papa Francisco para com os fieis e jornalistas: “O Papa não mudou a doutrina, mas a atitude como se comunica a doutrina. Francisco comunica de maneira simples, coloquial, sem perder ou mudar a doutrina da Igreja, mas com misericórdia, com verdade, com amor”.

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Ricardo Alvarenga e Pe. Antonio Xavier detalharam o estudo do Diretório de Comunicação

No período da tarde, Padre Antonio Xavier e o jornalista Ricardo Alvarenga da Comissão nacional da CNBB apresentaram os pontos chaves do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Os palestrantes iniciaram suas exposições sobre o Diretório Nacional de Comunicação, afirmando que o documento 99 aponta a necessidade de uma avaliação crítica dos produtos midiáticos, que por inúmeras vezes podemos observar “sinais de degradação e de banalização dos valores humanos éticos, decorrentes da busca obsessiva pela audiência” (DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO, 2014, N.141). “Por isso a Igreja reforça o pedido de que se mantenha um diálogo com o mundo da mídia a fim de compreender e ajudar para que tais instrumentos sejam usados pelo engrandecimento da sociedade”.

A respeito de uma melhor compreensão da Pascom, eles ressaltaram que o diretório apresenta algumas características dessa pastoral. Assim fala o documento: colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora; envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos; desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas, nos locais onde não existem profissionais especificamente designados.

No domingo, pela manhã, os agentes participaram de um plenário tirando dúvidas e expondo opiniões a respeito dos estudos realizados e das palestras apresentadas.

Com informações do site do Regional Sul 1 da CNBB.