Rádio Conexão Católica

DOM GORGÔNIO ABRIRÁ PORTA SANTA DA CATEDRAL NESTE SÁBADO (12)

Neste sábado, dia 12, Dom Gorgônio abrirá o Ano Santo da Misericórdia na Diocese de Itapetininga. Em Roma, Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, última quarta-feira. Posteriormente, Dioceses e Arquidioceses do mundo todo estão abrindo as portas de suas Catedrais e Santuários, fazendo os fieis passarem por elas, como sinal profundo de verdadeira conversão.

No dia 12 de dezembro, os Padres de nossa Diocese realizarão atendimento de Confissões (Sacramento da Reconciliação) nas dez Paróquias de Itapetininga, das 14h às 17h. O Jubileu da Misericórdia está totalmente ligado ao Sacramento da Reconciliação e à Eucaristia. Por isso, para adquirir a Indulgência Jubilar é necessário fazer uma boa confissão, comungar na Santa Missa e passar pela Porta Santa.

Às 18h30, os fieis devem se concentrar em frente à Paróquia Nossa Senhora das Estrelas. Às 19h todos sairão em procissão penitencial rumo à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. A procissão ou peregrinação é também elemento importante para receber a Indulgência Jubilar. “A peregrinação será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar e que exige empenho e sacrifício. Deve ser acompanhada de uma peregrinação interior; “não julgueis, não condeneis, mas, perdoai” (cf. Lc 6, 37-38). A peregrinação sinaliza também a proposta de uma conversão pastoral na perspectiva da misericórdia”, explica um trecho do subsídio disponível no site das Edições CNBB.

Ao chegar na Catedral, Dom Gorgônio abrirá a Porta Santa por onde os fieis adentrarão a Igreja para participar da Santa Missa às 19h30.

A próxima Porta Santa a ser aberta será a do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga, no dia 23 de dezembro. Das 14h às 17h do dia 23 haverá atendimento de confissões e, às 19h30, abertura da Porta Santa.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado