Notícia Destaque Notícias da Diocese

Dom Gorgônio aos neo-sacerdotes: ser humildes e confiantes em Deus

Os diáconos Ivan Soares e Luís Fernando Carvalho receberam o sacramento da Ordem, no grau de Presbítero, na última sexta-feira (27/12). A missa de Ordenação Sacerdotal presidida por Dom Gorgônio foi concelebrada por Dom Manoel Ferreira dos Santos MSC (bispo de Registro), Dom José Benedito Cardoso (bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo) e por Dom Arnaldo Carvalheiro (bispo de Itapeva), na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

Estiveram presentes também sacerdotes e diáconos diocesanos, bem como, outros convidados da região de Sorocaba, além de familiares, amigos e fieis das cidades que acompanharam a caminhada dos ordenandos. Após a proclamação do Evangelho teve início o rito de Ordenação com a eleição dos candidatos.

Na sequência, Dom Gorgônio em sua homilia, descreveu “Jesus, o Bom Pastor” e como se deu a escolha dos Apóstolos e de seus sucessores. Ao falar da primeira leitura, o presidente da celebração nos recorda que o chamado de Deus é anterior a nossa concepção. “O Senhor fala a Jeremias: “Não temas, eu estou contigo”, assim como fala hoje aos seus escolhidos. E mais, assim como fez ao profeta, colocará em seus lábios a Palavra a ser proclamada”, destaca.

E assim como fez com Maria, o Senhor lhes dá a graça para dizer o seu sim a Deus, para que possam colocar suas vidas nas mãos de Deus e à disposição do plano de Deus no seguimento de Jesus Cristo para esta grande missão”, afirma. E continua: “São Paulo, na segunda leitura, diz que somos barro na mão de Deus, sou servo e instrumento d’Ele, importante é Cristo. Esta é a atitude que deve estar presente no Presbítero, a humildade para reconhecer que somos tão pouco, mas que Ele age em nós, na nossa vida”.

Após a homilia, os ordenandos fazem as promessas e todo povo de Deus é convidado a se ajoelhar e pedir a intercessão dos santos por meio do canto da Ladainha de todos os Santos. Em seguida, Dom Gorgônio impõe as mãos sobre os diáconos Ivan e Fernando, gesto repetido por todos os bispos e presbíteros presentes. Feito isto, há o revestimento com as vestes sacerdotais e a unção das mãos. Logo após, foram cumprimentados pelos presbíteros e seus familiares.

Para concluir a celebração, o neo-sacerdote Ivan Soares agradeceu a presença dos bispos, padres, diáconos, das Novas Comunidades e de todos os fieis presentes.

Foto: William Furtado/Diocese de Itapetininga

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto