Dom Gorgônio celebra Missa de Instalação da Paróquia Bom Pastor em Itapetininga

Nesta última sexta-feira (23), centenas de fiéis participaram da celebração da instalação da nova Paróquia da Diocese de Itapetininga, trata-se da Paróquia Bom Pastor na cidade de Itapetininga.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, que decretou a instalação da nova Paróquia e deu a posse canônica ao primeiro Pároco, Padre Luís Fernando Carvalho, que estava como Vigário na Paróquia São Roque em Itapetininga. Concelebraram Pe. Ademar Bortoleto, Pe. Marco Antonio Custódio e Pe. Reinaldo Machado Ramos .

Estiveram presentes também na celebração, Pe. Gracélio de Almeida, Pe. Elias Soares Júnior, Pe. André Luiz Garcia, Pe. Luiz Paulo Braga, Pe. Narciso Iori, Pe. Antonio Roberto Rodrigues, Pe. Márcio Mendes, Pe. Ivan Soares e Pe. Rodolfo Rodrigues,   além dos Neo-diáconos Ivan Carlos, Lucas Augusto e João Vitor, Diáconos permanentes, Seminaristas e fiéis da nova comunidade paroquial.

Logo no início da celebração, Dom Gorgônio recebeu os representantes das Comunidades que farão parte da nova Paróquia, trazendo a imagem de seus respectivos padroeiros e em seguida toda a Paróquia acolheu o Pe. Luís Fernando Carvalho, acompanhado de seus pais.

Após a leitura do decreto canônico de instalação da nova paróquia e a leitura de provisão de posse do novo Pároco, Pe. Fernando foi revestido pelo próprio Bispo Diocesano e aplaudido pelos fiéis onde recebeu as chaves da Igreja.

Durante a homilia, Dom Gorgônio, ressaltou a importância do sacerdote, e que é através dele que Cristo se faz presente em nós ” Devemos oferecer a presença de Cristo, através da Igreja, da Palavra e da Eucaristia… são sinais da ação de Cristo que vão de encontro as pessoas”, comenta.

Também durante a reflexão, o Bispo relembrou os Padres que se empenharam juntamente com as lideranças para o crescimento e desenvolvimento da Comunidade. Agradeceu Pe. Cardoso, hoje Bispo Auxiliar em São Paulo, Pe. Ademar Bortoleto, Padre Emérito que muito contribuiu com a nova Paróquia, Pe. Marco Antônio Custódio,que até então  era o Pároco e Pe. Luís Fernando que assume a nova Paróquia.

A nova Paróquia é a soma de amor, trabalho e muita dedicação e o Padre está aqui para animar e incentivar toda essa missão evangelizadora, através da caridade  e da união fraterna para assim celebrar a presença de Cristo por meio dos Sacramentos” conclui o Bispo.

No final da celebração, Dom Cardoso deixou uma mensagem através de vídeo, felicitando à todos pela instalação da nova Paróquia e em seguida, Pe Fernando fez uso da palavra e agradeceu ao Bispo Diocesano pela confiança, aos Padres, Diáconos, Seminaristas, aos amigos , familiares e toda comunidade paroquial presentes.

A Paróquia Bom Pastor foi um desmembramento da Paróquia São Roque, de Itapetininga e abrangerá 04 comunidades: São Judas Tadeu (Bairro do Porto); Cristo Rei ( Vila Sotemo); São Bento ( Parque São Bento) e São Domingos de Gusmão ( Vila Carolina).

Estima-se que a nova paróquia atenderá uma população de 15 mil habitantes. Para a instalação da nova Paróquia, o Bispo se reuniu com o Conselho de Presbíteros de nossa Diocese para refletir,  compreender e aprovar a formação da Paróquia Bom Pastor, assumindo assim as responsabilidades e estar em sintonia com a Diocese, no âmbito pastoral, administrativo, litúrgico, catequético e financeiro.

Vale ressaltar que durante a celebração foram tomadas todas as medidas de segurança orientadas pelas autoridades sanitárias, como distanciamento, uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos.

A Paróquia Bom Pastor está situada à rua Evandro Ruivo, 340,  no Jardim Bela Vista em Itapetininga.

Confira todas as fotos em: https://diocesedeitapetininga.org.br/missa-de-instalacao-da-paroquia-bom-pastor-e-posse-de-pe-fernando/

Samuel Medeiros