Dom Gorgônio confere Ordenação Sacerdotal ao Diácono Leonardo

Após 8 anos de caminhada vocacional no Seminário Diocesano São João Paulo II, e concluídos os estudos filosóficos e teológicos, na última quarta-feira (27), festa do apóstolo João Evangelista, o discípulo amado, foi ordenado presbítero Leonardo Mendes Soncin, na Missa presidida por Dom Gorgônio, na Catedral diocesana.

A solene profissão de fé e o juramento de fidelidade foram prestados no salão paroquial após a paramentação, diante do Bispo e do livro dos Evangelhos, tendo como testemunhas os presbíteros, os diáconos e os familiares do ordenando.

Durante a homilia da Missa, partindo dos textos joaninos, Dom Gorgônio falou sobre a importância da fé e do testemunho de Jesus, que veio para nos dar vida e vida em abundância.

Sobre a missão do presbítero, o Bispo salientou que é alguém chamado, vocacionado, escolhido e separado para expressar a sacramentalidade de Cristo. Ele é expressão do amor do coração de Jesus, conforme ensina São João Maria Vianney. O presbítero, que age in persona Christi, sacerdote, não caminha sozinho, mas faz parte de um presbitério. Escolhido no amor, e consagrado, para ser guia do povo de Deus, bom pastor, instrumento da misericórdia divina e ministro dos seus mistérios.

Após a homilia, foi realizado o rito de ordenação, com as promessas pelo ordenando, a ladainha de todos os santos, a imposição das mãos pelo Bispo e por todos os presbíteros, o revestimento com vestes sacerdotais, a unção das mãos, e, a entrega do cálice. Em seguida, foi cumprimentado pelos presbíteros e pelos familiares.

Ao final da Missa, o néo-Sacerdote, Pe. Leonardo, que será Vigário Paroquial da Paróquia e Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, fez um emocionado agradecimento a Deus, ao Bispo, aos seus familiares (mãe já falecida, pai, irmão gêmeo e avós), às Paróquias em que fez estágio pastoral.  Iniciou o agradecimento pela razão de seu lema: “De graça recebestes, de graça dai” (Mt  10,8). Mas o que de graça recebeu e de graça dar? A misericórdia, o amor e a vida! Esse é o compromisso do mais novo Padre de nossa Diocese.

Antes do encerramento, Pe. Sirlei Oliveira, representante do presbitério, desejou votos de boas festas e de um novo ano repleto de bençãos ao nosso Bispo, Dom Gorgônio.

Fotos: Fanpage Catedral Nossa Senhora dos Prazeres/Itapetininga-SP