DOM GORGÔNIO E CONSELHO DIVULGAM COMUNICADOS

O Conselho de Presbíteros esteve reunido com Dom Gorgônio na manhã desta quinta-feira (3/12) na Cúria Diocesana de Itapetininga, em Itapetininga. A reunião faz parte de uma rotina mensal de encontros para organizar a caminhada da Diocese. Na última reunião deste ano, o Conselho divulgou os seguintes comunicados abaixo:

Entrevistas para o Seminário

Neste sábado, dia 5, a partir das 8h30 no Seminário Diocesano São João Paulo II, serão entrevistados por Dom Gorgônio os candidatos selecionados nos convívios vocacionais de 2015. Foram relacionados 13 candidatos e os aprovados ingressarão no Seminário no dia 16 de fevereiro de 2016.

Missões

Os Seminaristas farão a experiência de uma semana missionária, entre os dias 5 e 11 de dezembro na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Tatuí (SP). Em janeiro de 2016, três Seminaristas viverão essa experiência na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia (RO).

Jubileu de Prata Sacerdotal

No dia 9, quarta-feira, a Diocese comemora o Jubileu de Prata Sacerdotal dos Padres Altair Alves de Lima, Luis Antonio Machado de Oliveira e Jânio Procópio da Silva. “São 25 anos de ministério exercido com dedicação, amor e entrega. Nossos parabéns aos Padres! Contem com nossas orações e que Deus continue lhes abençoando e fazendo frutificar em favor do Reino de Deus, seus trabalhos pastorais”, disse Dom Gorgônio.

Abertura do Ano Santo da Misericórdia

No próximo sábado, dia 12, teremos na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres a abertura oficial do Ano Santo da Misericórdia em nossa Diocese. Neste dia, das 14h às 17h, os Padres da diocese estarão atendendo confissões nas dez Paróquias de Itapetininga. A partir das 18h30 haverá uma concentração em frente à Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, de onde sairemos em procissão penitencial às 19h rumo à Catedral. Será realizado o rito de abertura da Porta Santa da Misericórdia pela qual os fieis adentrarão para a celebração da Eucaristia e Memorial do Mistério da Redenção.

Ordenação Sacerdotal

No dia 30 de dezembro (quarta-feira) acontecerá a ordenação de dois novos Padres na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, às 19h30. Dom Gorgônio administrará o Sacramento da Ordem no grau de Presbítero aos Diáconos Leandro de Almeida Fogaça e Luiz Paulo Batista Braga.

Nomeações

Dom Gorgônio juntamente com o Conselho de Presbíteros, representado pelos Padres Ricardo de Oliveira, Sirlei de Oliveira, Lorival de Oliveira Pedro, Francisco José Lemes Gonçalves, Carlos Eduardo de Oliveira, Gracélio de Almeida Tavares, Antonio João Savassa, José Benedito Cardoso e Luiz Antonio Machado, Ademar Bortoleto, Mario Donato e Milton de Campos Rocha*, fez as seguintes nomeações:

Seminário Diocesano. O Revmo. Pe. Marco Antonio Custódio foi nomeado novo Reitor do Seminário Diocesano São João Paulo II. A posse será realizada no dia 11 de fevereiro de 2016 às 15h.

Paróquia Santa Cruz (Distrito da Varginha, Itapetininga). No dia 27, às 17h, Dom Gorgônio convoca as lideranças das comunidades da Paróquia para uma reunião onde será apresentado o novo Pároco. Será empossado Pároco, o Revmo. Pe. Rodrigo Corrêa Feitosa, no dia 27 de dezembro às 19h30.

Paróquia São José (Campos de Holambra, Paranapanema). Dom Gorgônio realiza Missa de Posse do novo Pároco, o Revmo. Pe. Luis Antonio Machado de Oliveira no dia 3 de janeiro de 2016 às 19h30. No dia 3 de janeiro, às 8h, será apresentado como novo Vigário, o Revmo. Pe. Altair Alves de Lima, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Paranapanema e, às 19h30 no mesmo dia, na Paróquia São José, em Campos de Holambra.

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tatuí). Será empossado novo Pároco, o Revmo. Pe. Marcos Donizetti de Souza no dia 29 de dezembro, às 19h30, em Tatuí.

Paróquia São Francisco de Assis (Capela do Alto). O Revmo. Pe. Carlos Eduardo de Oliveira assume como novo Pároco no dia 30 de janeiro de 2016, às 19h30.

Paróquia Santa Cruz (Cesário Lange). Terá como novo Pároco, o Revmo. Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, que assumirá a Paróquia no dia 31 de janeiro de 2016, às 19h30.

Santuário São Miguel Arcanjo (São Miguel Arcanjo). Será apresentado como Vigário paroquial do Santuário, o Revmo. Pe. Luis Paulo Batista Braga no dia 1º de janeiro.

Paróquia Santa Cruz e Santa Teresinha do Menino Jesus (Tatuí). O Revmo. Pe. Leandro de Almeida Fogaça será apresentado como Vigário de ambas Paróquias no dia 1º de janeiro.

Paróquia São Roque (Itapetininga). O Diácono Diogo Fogaça será apresentado como novo Diácono da Paróquia no dia 1º de janeiro de 2016.

Agradecimentos

A Diocese de Itapetininga agradece ao Revmo. Pe. Luiz Omar Batista dos Reis por todo seu trabalho pastoral desenvolvido nestes cinco anos em nossa diocese. No dia 27 de dezembro Pe. Omar fará suas despedidas na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tatuí) retornando à sua Diocese de origem, Osasco (SP). Que Deus o recompense por tudo e continue abençoando o seu ministério!

**Pe. Milton não esteve presente na reunião por motivo de saúde.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado