Rádio Conexão Católica

ECOLOGIA INTEGRAL É TEMA DE DOSSIÊ DA CÁRITAS

No contexto do I Dia Mundial de Oração e do X Dia da Conferência Episcopal Italiana sobre o Cuidado da Criação (1° de setembro de 2015), a Caritas Italiana publica um novo Dossiê, intitulado “Ecologia integral. A indústria extrativa ameaça cada vez mais o meio ambiente e a saúde das comunidades locais”. O estudo é dedicado especialmente à situação atual na República Democrática do Congo.

O documento recorda as condições ambientais da Terra com o constante aumento das temperaturas, o depauperamento progressivo dos ecossistemas, o aumento dos desastres naturais em 470% nos últimos 30 anos e a devastação de comunidades.

“Mais uma vez, são os pobres a pagar a conta das mudanças climáticas e da poluição”, denuncia o Dossiê. Como nos documentos anteriores, foca-se a atenção em um país do mundo, a RD do Congo, aonde empresas petrolíferas envenenam o meio ambiente e as populações. Esta situação é “espelho de um modelo de desenvolvimento global insustentável, injusto e violento”. “A responsabilidade das empresas e da política – prossegue o documento – é indiferente ao impacto social e ambiental das atividades extrativas e dos sistemas produtivos; e uma responsabilidade individual e coletiva em alimentar a cultura consumista. É urgente uma profunda revisão dos estilos de vida e um firme compromisso cívico em solicitar empresas e governos a mudar”. O texto recorda o esforço da Igreja congolesa, ativa em várias frentes na defesa da população local.

Além disso, nos últimos anos a Caritas Italiana dedicou aprofundamentos às condições ambientais, às mudanças climáticas e às suas repercussões junto aos povos, seja econômicas como sociais.