EM OUTUBRO, A IGREJA CELEBRA O MÊS MISSIONÁRIO

Em outubro, a Igreja celebra o mês das Missões. Este ano, o tema é “Missão é servir” e o lema que norteia as reflexões está na passagem do Evangelho de Marcos, que diz “Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10, 44). Para refletir e orar pelos missionários e as missões, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) preparou um material para realização de uma novena missionária. Nos dias 17 e 18 de outubro, Dia Mundial das Missões, a coleta das missas será destinado às obras missionárias.

Na Diocese de Itapetininga, o material da novena composto pelo livreto da novena e um DVD foi entregue aos Sacerdotes, em setembro, para que todos pudessem se preparar e programar atividades nas Paróquias e comunidades durante este mês.

Citando as palavras do Papa Francisco na Evangelii Gaudium, o material nos recorda que “na doação, a vida se fortalece; e enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais” e, enfatiza que, “esse é o espírito de uma Igreja em saída missionária”.

Em sua mensagem ao Dia Mundial das Missões 2015, o Santo Padre destacou que “a dimensão missionária, que pertence à própria natureza da Igreja, é intrínseca a todas as formas de vida consagrada, e não pode ser negligenciada sem deixar um vazio que desfigura o carisma. A missão não é proselitismo ou mera estratégia; a missão faz parte da “gramática” da fé, é algo imprescindível para quem escuta a voz do Espírito que sussura “vem” e “vai”. Quem segue Cristo se torna missionário e sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo com ele no compromisso missionário. A missão é ter paixão por Jesus Cristo e ao mesmo tempo, paixão pelas pessoas”.

Oração do Mês Missionário

“Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.”