EM PILAR DO SUL, DOM GORGÔNIO INSTALA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PILAR

Foi instalada em Pilar do Sul pelo Bispo diocesano, Dom Gorgônio, na última sexta-feira (30/10) a Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Na Missa de Instalação da nova Paróquia, Dom Gorgônio deu posse também ao seu primeiro Pároco o Pe. Leonel Aparecido Veríssimo Vieira, que era Vigário da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim. A celebração iniciou dentro da Igreja com a acolhida das oito comunidades que serão atendidas por sua nova Matriz e a entrada de seus estandartes. Na sequência, foi entronizada a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Matriz. A imagem foi doada por uma paroquiana que a trouxe da Espanha para presentear a, então, comunidade.

IMG_20151030_191913087Após a entronização, houve a procissão de entrada com a presença dos Padres Leonel, Marco Antonio Custódio, Márcio de Almeida, Rodrigo Correa Feitosa, Elias Soares Junior, Narciso de Jesus Iori, Gracélio de Almeida Tavares, Francisco José Lemes Gonçalves e André Luiz Garcia, dos diáconos Tarcísio de Moraes Rosa, José Carlos Nogueira de Macedo, Leandro de Almeida Fogaça e Diogo Fogaça, além dos Seminaristas Orlando Gustavo Feliciano, Tarcísio Jesus de Camargo, Vitor Guilherme Domingues de Oliveira e Cristiano José Benedito Chicuta.

Instalaçao-NSraPilar-fotoMarinaSeabra (3)Após o canto do ‘Glória’, Pe. Marco Antonio leu o decreto de criação da Paróquia e a provisão de Pároco. Os pais do Pe. Leonel levaram ao altar as vestes de Paróco, com as quais Dom Gorgônio o vestiu. Assim, o novo Pároco fez a profissão de fé e a renovação dos votos sacerdotais, onde prometeu cuidar do povo de Deus e celebrar os mistérios de Cristo segundo a tradição da Igreja. O casal coordenador da comunidade entregou ao Pe. Leonel também as chaves da Igreja e do sacrário. Feito isto, iniciou-se a Liturgia da Palavra.

Em sua homilia, Dom Gorgônio falou sobre a importância da criação de uma Paróquia e as necessidades do povo. “O Bispo é o responsável por todo povo de Deus quando assume uma diocese, contudo, para que consiga estar presente em toda ela, ele delega o pastoreio aos Padres para que sejam presença de Cristo. Uma presença que acompanha o povo por meio do pastoreio, da evangelização e da formação. Para que todos os movimentos, pastorais e comunidades se alinhem no caminho do bem, no caminho da paz, glorificando a Deus”, ressaltou.

Após a comunhão, Pe. Leonel agradeceu a presença dos amigos, Padres, Seminaristas, Diáconos e paroquianos e também à acolhida feita pelas comunidades.

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar esta localizada na rua Benedito de Moraes Rosa, 371, no Jardim Nova Pilar I, em Pilar do Sul (SP).

Fotos: Marina Seabra/Paróquia Nossa Senhora do Pilar