ENCONTRO REGIONAL PARA MISSIONÁRIOS REFLETE SOBRE ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

2Encontro-DimensãoMissionária-Subregião-Sorocaba
Missionários da Sub-região de Sorocaba

Os missionários da sub-regional de Sorocaba reuniram-se entre os dias 27 e 28 de junho para o 2º Encontro da Dimensão Missionária da Sub-região de Sorocaba. O encontro realizado na Paróquia São Roque, em Itapetininga, iniciou às 15h no sábado (27) e encerrou ao meio dia do domingo (28). “A Espiritualidade Missionária” foi o tema central do evento que mobilizou os seminaristas Diogo Fogaça, Rodolfo Rodrigues, Luís Fernando Carvalho e Márcio Mendes Ribeiro, além do missionário moçambicano Pe. Paulo Mzé (foto principal), da Congregação Consolata de São Paulo.

Irmã Elizabete, Assessora do Comire Sub-regional de Sorocaba
Irmã Elizabete, Assessora do Sub-regional de Sorocaba

Segundo a coordenadora da Comissão Missionária Diocesana (Comidi) de Itapetininga e do Sub-regional de Sorocaba, Marina Seabra, o objetivo do encontro foi de aproximar as dioceses do Sub-regional de Sorocaba. “Além disso, a Espiritualidade Missionária é um tema importante para todos que estão ou querem sair em missão, para fortalecer, animar, unir e partilhar”, reforçou. Na oportunidade, foi apresentada aos presentes a Irmã Elizabete Ana Rodrigues, da Congregação da Imaculada, formada pelo Pontíficio Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), como a primeira Assessora do Conselho Missionário do Sub-Regional.

Fazem parte da Sub-região de Sorocaba, as dioceses de Registro, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba e Jundiaí.

Veja mais imagens do 2º Encontro da Dimensão Missionária em nossa galeria de fotos.

Espiritualidade Missionária

No sábado, os seminaristas Diogo e Rodolfo conduziram a temática para os missionários. “É necessário estar em intimidade com Deus para se doar em Deus e, por Cristo, ao ir ao encontro das pessoas que necessitam ser ouvidas. Sem esta intimidade com Deus é impossível ir ao encontro do próximo”, frisaram os seminaristas.

Pe. Marivaldo Oliveira

Na Santa Missa presidida pelo Pároco da Paróquia São Roque, Pe. José Benedito Cardoso e concelebrada pelo Assessor da Dimensão Missionária de Sorocaba, Pe. Marivaldo Oliveira, os missionários receberam o envio e foram encaminhados para a casa das famílias que os acolheram na cidade.

Padre Paulo Mzé reforçou a necessidade de intimidade quando disse ser preciso “ir ao encontro de Jesus e se deixar levar por Ele em presença constante em nossas vidas, Missionário sem intimidade plena com Deus não é missionário. Pois é amor e amor é missão. É preciso ter uma ‘comum unidade’ com a comunidade, assim como o missionário deve estar intimamente ligado à Santíssima Trindade. A missão exige estar aberto às novas ideias para ser criativo e inovar”.

Ainda conforme a coordenadora, Marina Seabra, o Pe. Paulo falou aos missionários sobre o trabalho e os materiais do Conselho Missionário Nacional (COMINA). “Para nós, a presença do Pe. Paulo foi muito importante, pois ele sabe como é estar em missão fora de seu país, conhece a vida de um missionário”, recordou.

Esteve presente também no encontro, a Irmã Maria Célia da Congregação das Irmãs da Providência de Sorocaba.