“Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz” é o tema do Mês Missionário

Neste mês de outubro a Igreja é convida os cristãos a colaborarem com as missões no mundo. O tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz” e o lema “Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)” recordam o tema da Campanha da Fraternidade 2018. De acordo com o site da CNBB, “o tema do mês, reforça a importância do discurso das bem-aventuranças: “Felizes os que promovem a Paz – Mt 5,9”.

Conforme o padre Maurício Jardim, diretor geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), “a missão, identidade essencial da Igreja, não se resume num dia, mês ou atividades de cunho missionário. A missão é permanente e eixo que impulsiona toda a vida das comunidades”.

Na Mensagem deste ano para o Dia Mundial das Missões, instituído pelo Papa Pio XI em 1926, o Papa Francisco destaca que, “todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra, ser atraídos e enviados. Cada um de nós é chamado a refletir sobre esta realidade: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 273)”.”

Na reunião do Presbitério de Itapetininga do mês passado, os sacerdotes receberam o material da Novena Missionária, para que os fieis possam “Rezar pelas missões e missionários; ir ao encontro dos que mais necessitam e contribuir com a coleta em favor da evangelização dos povos”.

A coleta realizada todo ano no Dia Mundial das Missões – no penúltimo domingo de outubro – foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1926. Nesse dia, a colaboração de cada cristão tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Dessa coleta, 80% dos recursos são destinados a auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.

<< Confira aqui a íntegra da Mensagem do Papa >>

Oração do Mês Missionário 2018
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.