Rádio Conexão Católica

Espetáculo sobre NS Aparecida recebe chancela cultural vaticana

Os 300 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida contados por teatro e dança – e algo mais!

Foi assim que o espetáculo 1717 trouxe para o Colégio Pio Brasileiro sua representação do que é a cultura popular brasileira ligada a Nossa Senhora Aparecida.

Após a estreia na Catedral de Florianópolis, o espetáculo recebeu uma chancela cultural do Pontifício Conselho para a Cultura.

Em entrevista a Rádio Vaticano, confira o que Alexandra Klein e Ricardo Tetzner da Companhia Dois Pontos, de Florianópolis, disseram logo após a apresentação do dia 12 de outubro, em Roma:

“Apresentamos todo o trabalho, e o Pontifício Conselho se reuniu  e resolveu nos dar uma chancela que reconhece o nosso trabalho artístico e cultural. Com essa chancela – que não é um patrocínio financeiro, mas um patrocínio ‘moral’, como eles dizem – muitas portas se abriram. Inclusive o convite para a apresentação aqui no Colégio Pio Brasileiro”, disse Alexandra.

“É um espetáculo cansativo mas ao mesmo tempo muito prazeroso de dançar. A gente faz uma mistura bem grande com dança de salão, com o contemporâneo, aí a gente coloca a língua de sinais, a LIBRAS, danças urbanas também. Tem muita diversidade, também em relação ao tema, porque Nossa Senhora Aparecida é do Brasil todo: todo mundo conhece, é muito forte. O brasileiro tem isso, da diversidade. O que é o brasileiro? A gente quis trazer um pouco de tudo que envolve o ‘ser’ brasileiro e isso incluía desde as danças tipicamente brasileiras e ai sim a gente faz o espetáculo fluir”.