Rádio Conexão Católica

FRANCISCO CELEBRARÁ GUADALUPE NA BASÍLICA VATICANA

Neste sábado, 12 de dezembro, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco presidirá às 18 horas (hora local) uma celebração na Basílica de São Pedro. Existe a expectativa de que seja anunciada oficialmente a data da viagem ao México em 2016.

Segundo a Pontifícia Comissão para a América Latina, durante a celebração o Santo Padre deverá confiar à Virgem de Guadalupe a realização do Ano Santo no continente americano. Durante a homilia, espera-se que Francisco dedique algumas palavras ao México, em especial, e fale sobre sua viagem ao país centro-americano em 2016.

América Latina

A exemplo do que ocorreu na missa celebrada em 12 de outubro de 2014, a comunidade latino-americana de Roma deverá marcar presença na cerimônia, ao lado de Sacerdotes e de membros do Corpo Diplomático. Esta é a primeira grande cerimônia presidida pelo Santo Padre após a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro na última terça-feira, 8.

Em 2014, a Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica de São Pedro foi concelebrada, entre outros, pelo Cardeal brasileiro, Dom Raimundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e na época, Presidente da CNBB. A celebração foi enriquecida com cantos da Missa Crioula, composta por Ariel Ramirez e dirigida por seu filho, além de instrumentos típicos do folclore latino-americano.

Papa Francisco

No dia 13 de dezembro, por sua vez, o Papa Francisco completará 46 anos de Sacerdócio junto à Companhia de Jesus. De fato, ele recebeu a Ordenação Sacerdotal na Argentina em 1969. E no próximo dia 17, recordamos, o Papa Bergoglio também completa 79 anos de idade.