Rádio Conexão Católica

Francisco: “Migrantes nos dão ocasião de testemunhar a caridade”

“A presença de tantos irmãos e irmãs migrantes deve ser uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e diálogo entre culturas e religiões, assim como uma ocasião para sermos testemunhas do Evangelho da caridade”.

É a mensagem escrita pelo Papa Francisco aos participantes do encontro “Mediterrâneo, um mar de pontes” (11-14 agosto 2016), por meio do bispo de Ugento-Santa Maria di Leuca, Dom Vito Angiuli. O Pontífice faz votos que a “significativa manifestação suscite um novo compromisso para favorecer a cultura do acolhimento e da solidariedade, promovendo a paz e a fraternidade entre os povos”.

A “Carta de Leuca” é um evento internacional em que jovens provenientes de países da Europa ou que estão no Mar Mediterrâneo se encontram e dialogam sobre temas atuais. Seu sonho é que a “Carta” se torne um apelo aos governantes para que o Mar se torne uma ‘Arca de paz, de desenvolvimento sustentável e iguais oportunidades”.

Segundo o bispo Dom Angiuli, a intenção é que a realidade geográfica desta diocese (situada no extremo sul da Itália) volte a ser ‘uma ponte natural entre a Europa e o Mediterrâneo’, levando em conta os problemas e conflitos dos quais o mar é cenário.