FRANCISCO PARTICIPA DO LUTO EM BUCARESTE

Sensibilizado com a tragédia ocorrida na última sexta-feira (30/10) em Bucareste, onde o incêndio de uma boate deixou 32 pessoas mortas, o Papa manifestou seu pesar enviando um telegrama ao Presidente da República romena, Klaus Werner.

O Pontífice expressa sua dor e assegura a sua proximidade aos familiares das vítimas, às autoridades governamentais e a toda a nação. Francisco, na mensagem assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, confia os mortos à misericórdia do Senhor.

Em Bucareste, os proprietários da boate foram detidos de forma cautelar durante 24 horas, acusados de homicídio involuntário.

Testemunhas declararam que na boate Colectiv, onde estava sendo realizado um concerto quando ocorreu a tragédia, não existiam saídas de incêndio e foram utilizados materiais inflamáveis para abafar o som do local.

Junto com o concerto, estava em ato um espetáculo pirotécnico quando um artefato lançou faíscas sobre a almofada de proteção de um pilar, que começou a arder. O local não tinha permissão para organizar espetáculos deste tipo.