Horto Religioso de Itapetininga passa por revitalização e será inaugurado

Após um processo de revitalização, o Horto Religioso, localizado na Vila Aparecida,  em Itapetininga, será reinaugurado ainda neste mês de julho. O local, que pertence à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, foi fundado há 81 anos. Antes um espaço de festas e instalação de parques de diversões, agora contará com segurança 24h e ficará aberto até às 22h, mas só receberá eventos religiosos. A informação é do Padre José Saraiva Júnior, Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul de Itapetininga.

O Horto não estava sendo utilizado para nada. A ideia de revitalizar foi da própria Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Para não perder a parte histórica, é um espaço religioso para fins religiosos. Anteriormente, era utilizado para outros fins, como a festa de final de ano com o parque, mas isso não haverá mais. Será para eventos religiosos, sobretudo ligados ao Santuário Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o Padre.

Ainda segundo Padre Saraiva, a inauguração está prevista para a terceira semana deste mês de julho. O local será um ponto turístico religioso para toda a região.  “A Capela foi construída especialmente para substituir a gruta e contará com celebrações. Será uma outra realidade: terá bancos, altar, algo que a gruta não tinha”, afirma.

Padre Saraiva conta que o local terá segurança 24 horas para garantir a tranquilidade aos frequentadores e ainda esclarece que o espaço onde hoje está localizado a loja da rede Havan é alugada e todo valor do aluguel  é revertido para a manutenção do espaço religioso.

O local será aberto todos os dias da semana, sendo de segunda à sexta-feira das 6h às 22h e nos sábados e domingos e feriados das 7h até às 22h.

As atividades no horto começarão lentamente, com missas às quartas e sextas-feiras, a partir das sete da manhã, seguidas de Terço. No sábado haverá encontro de catequese com as crianças. “Vamos começar devagar para ver como vai acontecer. Vai ser um rodízio de turmas”, ressalta o Padre.

O Hortol Religioso foi fundado na década de 1940, e serviu como campo de pousada para as tropas de muares, tropeiros e comerciantes de mulas quando passavam pela região.