Rádio Conexão Católica

Igreja na Amazônia: no horizonte de uma ecologia integral

Belém, cidade das mangueiras, cidade das águas, Portal da Amazônia, terra de fronteira marítima onde o rio desagua no Oceano 20 km afora. Aqui se realizou o II Encontro da Igreja na Amazônia Legal, reunindo cerca de 100 bispos, religiosos e religiosas, e engajados, formando uma Igreja que atua junto aos povos amazônicos na defesa da vida e constrói, junto com eles, uma nova forma de ser cristão e de ser Igreja, segundo as orientações do Papa Francisco.

Mas enquanto o mito do progresso sem limites e do lucro a qualquer custo continua prometendo o sonho do paraíso aqui na terra, assistimos na realidade à exclusão social, à discriminação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, ao inchaço das periferias pobres das nossas cidades. “Unimos a nossa voz a tantos que denunciam que este sistema exclui, destrói e mata”, reafirma a carta-compromisso do Encontro.

A Rádio Vaticano fez uma cobertura multimídia, porque acreditamos que os povos indígenas representam uma voz necessária na busca de soluções para a crise socioambiental e a espiritualidade indígena é uma inspiração primordial para o mundo e a Igreja de hoje.

E no final, a promessa: renovar os ministérios ordenados em favor de uma missão mais ousada em defesa da vida no horizonte de uma ecologia integral.