Itapetininga acolhe Curso estadual para Dirigentes do Emaus

A Diocese de Itapetininga acolhe de 8 a 10 de março o Curso de Dirigentes do Movimento de Emaus do Regional Sul 1 da CNBB. Compõem o movimento no estado de São Paulo, as arquidioceses de Sorocaba e São Paulo, bem como as dioceses de Itapetininga,  Itapeva e Jundiaí. O curso acontece na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz), no Jd. Marabá, em Itapetininga (SP). Vale destacar que, atualmente, o diretor espiritual do Emaus no Regional Sul 1 é o Pe. Ricardo de Oliveira, pároco da Paróquia Santa Cruz de Tatuí (SP).

Cartaz do Curso para Emaus do Regional Sul 1

De acordo com a assessoria do movimento, o curso é promovido pelo Secretariado Nacional e é voltado para os secretariados pertencentes ao Regional Sudeste 1. “O Curso tem como objetivo, aprofundar o conhecimento sobre o Movimento de Emaús e a metodologia do Curso de Valores Humanos e Cristãos, dirimindo dúvidas, corrigindo eventuais desvios e aperfeiçoando a unidade”, informa a fanpage do Secretariado estadual.

O evento contará com a presença de outros irmãos leigos e padres das dioceses de Brasília (DF), Rio Grande (RS) e Juiz de Fora (MG).

Movimento de Emaus

Segundo o site do movimento, “o Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias para jovens, aprovado pelos Bispos em cujas Dioceses se encontra instalado, cuja finalidade é propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. (…)O objetivo do Curso de Emaús é formar e desenvolver líderes comunitários, que posteriormente, atuarão em suas paróquias de origem. Sua missão, enquanto instrumento da Igreja a serviço da evangelização da juventude, é dar ao jovem cursista uma sólida formação cristã, para que ele possa voltar à sua paróquia e dinamizar o grupo de jovens paroquial.”