JUBILEU NA POLÔNIA: ABERTAS MAIS DE 500 PORTAS DA MISERICÓRDIA

Mais de 500 “Portas da misericórdia” foram abertas na Polônia este final de semana entre sábado e domingo (12 e 13/12) para inaugurar o Jubileu extraordinário convocado pelo Papa Francisco.

Em particular, na Arquidiocese de Cracóvia foram abertas onze; dez na Arquidiocese de Gniezno, a mais antiga diocese polonesa; quinze na Arquidiocese de Plock; e outras trinta e seis na Diocese de Varsóvia-Praga – refere a agência católica Sir.

Os Bispos: o caminho da misericórdia implica perdão e reconciliação

A Conferência Episcopal Polonesa difundiu uma mensagem especial para a ocasião, assinada por sua presidência. Dirigido a todos os fieis, o documento recorda que o apelo ao “caminho da misericórdia significa, sobretudo, o caminho do perdão e da reconciliação”, os quais dão “a força capaz de restituir vida nova e coragem para olhar para o futuro com esperança”.

Os Bispos fazem votos de uma mudança do estilo de vida, e auspiciam, de modo particular, a conversão daqueles “que se encontram distantes da graça de Deus”.

Varsóvia, Portas da misericórdia no cárcere da cidade

Por sua vez, o Arcebispo de Varsóvia, Cardeal Kazimierz Nycz, na terça-feira, 8 de dezembro, inaugurou as celebrações do Ano Santo numa das casas de detenção da cidade, onde as Portas da misericórdia são as das celas dos detentos.