PAPA: DEIXEMO-NOS ACARICIAR PELA MISERICÓRDIA DE DEUS

Deus é apaixonado pela nossa pequenez, e a sua misericórdia não tem fim. Foi o que afirmou o Papa Francisco na missa celebrada esta manhã na Casa Santa Marta, concelebrada pelos Cardeais que compõem o Conselho dos Nove (C9), que iniciam hoje sua 12° reunião de trabalho com o Santo Padre.

O Pontífice desenvolveu a sua homilia a partir da primeira Leitura – extraída do livro de Isaías, onde no monólogo do Senhor se compreende que Deus escolheu o seu povo “não porque fosse grande ou poderoso”, mas “porque era o menor de todos, o mais miserável de todos”.

Deus se apaixona pela nossa pequenez

Deus, prosseguiu, “se apaixonou por esta miséria, justamente por essa pequenez”. E neste monólogo de Deus com o seu povo, reiterou, “se vê este amor”, um “amor tenro, um amor como o de um pai ou de uma mãe quando conversa com o filho que acordou assustado com um sonho”. E o conforta: “Fique tranquilo, não tenha medo”:

“Todos nós conhecemos as carícias dos pais e das mães quando as crianças ficam inquietas por causa de um susto: ‘Não tenha medo, eu estou aqui; Eu sou apaixonado por sua pequenez’. E também: ‘Não tema os seus pecados, Eu o quero bem; Eu estou aqui para perdoá-lo’. Esta é a misericórdia de Deus”.

O Senhor toma sobre si as nossas fraquezas

Francisco recordou um Santo que fazia muitas penitências, mas o Senhor lhe pedia sempre mais, até que disse que não tinha mais nada a doar, e Deus lhe respondeu: “Dá-me os teus pecados”:

“O Senhor tem vontade de tomar sobre si as nossas fraquezas, os nossos pecados, os nossos cansaços. Jesus quantas vezes demonstrava isso e depois: ‘Venham a mim, todos vocês que estão cansados e eu lhes darei repouso. Eu sou o Senhor seu Deus, o tomarei pela sua destra e lhe direi ‘não tenha medo, pequenino, não tenha medo. Eu lhe darei força. Dê-me tudo e Eu o perdoarei, lhe darei paz’”.

A misericórdia de Deus nos faça mais misericordiosos com os outros

Essas “são as carícias de Deus, essas são as carícias do nosso Pai quando se expressa com a sua misericórdia”:

“Nós que ficamos nervosos quando algo não corre bem, ficamos impacientes… Ao invés, Ele diz: ‘Mas fique tranquilo, você aprontou sim, mas fique tranquilo; não tenha medo, Eu o perdoo’. Isso é o que significa quando repetimos no Salmo: ‘O Senhor é misericordioso e grande no amor’. Nós somos pequenos. Ele nos deu tudo. Nos pede somente as nossas misérias, as nossas pequenezes, os nossos pecados, para nos abraçar e nos acariciar.”

“Peçamos ao Senhor – concluiu Francisco – que desperte em cada um de nós e em todo o povo a fé nesta paternidade, nesta misericórdia, no seu coração. E que esta fé na sua paternidade e a sua misericórdia nos faça um pouco mais misericordiosos em relação aos outros.”