Rádio Conexão Católica

PAPA EM SANTA MARTA: REZAR É FAZER MEMÓRIA

Na missa desta terça-feira, dia 7 de outubro, na Capela da Casa de Santa Marta, o Papa Francisco na sua homilia deixou clara uma mensagem concreta: rezar é fazer memória.

Tomando como inspiração a leitura do dia em que S. Paulo aos Gálatas faz memória da sua vida, recordando as suas atitudes e não escondendo os seus pecados, o Santo Padre considerou não ser este um hábito muito comum nas nossas vidas: fazer memória não esquecendo a história.

“Este hábito de fazer memória da nossa vida não é muito comum entre nós. Esquecemos as coisas, vivemos o momento e depois esquecemos a história. E cada um de nós tem uma história: uma história de graça, uma história de pecado, uma história de caminho, tantas coisas… E faz bem rezar com a nossa história.”

Fazer memória sobre a nossa vida é dar glória a Deus – afirmou o Santo Padre. S. Paulo tinha vaidade só de duas coisas: dos seus pecados e da graça de Deus. Esta é a memória que nós somos convidados por Jesus a fazer – afirmou o Papa Francisco:

Fazer memória da nossa escolha, aquela que Deus fez sobre nós. Fazer memória do nosso caminho de aliança. Esta aliança foi respeitada, ou não? Somos pecadores e fazemos memória, fazer memória da promessa que faz Deus e que nunca desilude, que é a nossa esperança. Esta é a verdadeira oração.”

 

Fonte: Rádio Vaticano