Papa faz visita surpresa a hospital de campanha montado em frente ao Vaticano

Na tarde desta quinta-feira (16/11), pouco antes das 16 horas, o Papa Francisco apareceu de surpresa na estrutura “Tenda da Misericórdia”, montada na Praça Pio XII, em frente à Praça São Pedro.

A iniciativa, organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, insere-se no contexto do I Dia Mundial dos Pobres a ser celebrado no próximo domingo, 19 de novembro.

Neste pequeno hospital de campanha montado no centro de Roma, são oferecidas consultas médicas gratuitas às pessoas pobres e aos necessitados, ao longo de toda esta semana, com os atendimentos sendo realizados entre às 9 e às 16 horas.

O Papa Francisco foi acolhido por um grupo de pessoas pobres que esperavam sua vez de serem atendidas, trocando algumas palavras e brincando com alguns deles.

A seguir, Francisco foi acompanhado pelas enfermeiras voluntárias da Cruz Vermelha Italiana para uma breve visita à enfermaria, ocasião para conhecer e agradecer aos médicos especialistas em análises clínicas, cardiologia, dermatologia, infectologia, ginecologia e andrologia, que prestam serviço em pequenos ambulatórios móveis.

O Santo Padre depois conheceu os voluntários da Confederação das Misericórdias que oferecem o seu serviço para tornar mais operativo a organização do hospital de campanha e que, como fazem com seus hóspedes habituais, quiseram oferecer uma bebida quente ao Pontífice por causa do frio.

Muitos turistas e peregrinos que passavam pelo local, foram surpreendidos pela presença do Pontífice assim tão próximo. Logo, formou-se uma pequena multidão ao redor da área isolada para o atendimento de pessoas necessitadas.

Por volta das 16h15min o Papa deixou o local.