Papa Francisco celebrará Missa na festa de Guadalupe em São Pedro

O Papa Francisco celebrará pelo terceiro ano consecutivo a Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica de São Pedro, no Vaticano, quase um mês depois do encerramento do Jubileu da Misericórdia.

A Eucaristia será celebrada no dia 12 de dezembro, às 18h (15h em Brasília). Antes do início da Santa Missa será rezado o Terço e haverá a entrada das bandeiras de todo o continente americano pela nave central da Basílica de São Pedro. Foi o que informou o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, (CAL), Cardeal Marc Ouellet, em uma carta enviada ao Presidente da Conferência Episcopal do México (CEM), Cardeal Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara.

O Cardeal Ouellet indicou que “estas celebrações estão se tornando uma tradição, no centro e coração da catolicidade, e em honra e devoção à padroeira da América Latina e Imperatriz do Continente Americano”.

O purpurado assinalou que ainda ressonam os ecos da visita do Papa Francisco ao México, realizada entre os dias 12 e 17 de fevereiro deste ano e onde, segundo informou a Conferência Episcopal do México, mais de 10 milhões de pessoas participaram dos diferentes eventos.

O Cardeal Ouellet acrescentou que a lembrança desta viagem estará presente durante os preparativos para a festa e que dois momentos ficaram marcados nos fieis: a homilia que o Santo Padre pronunciou na Basílica de Santa Maria de Guadalupe e a “comovente” oração do Papa diante da imagem da Virgem de Guadalupe.

Os cantos serão interpretados em náhuatl, língua indígena falada no México na época dos astecas; em quéchua, língua indígena do império inca no Peru; e em mapuche, a língua das comunidades nativas do sul do Chile e da Argentina.