DOM GORGÔNIO INAUGURA E INSTALA NOVA PARÓQUIA EM ITAPETININGA

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada na última sexta-feira (2) durante a Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano, Dom Gorgônio. Mesma celebração que deu posse como primeiro Pároco ao Pe. André Luiz Garcia, que até então, era Vigário da Região Pastoral. Ao ler o decreto de criação da Paróquia, Pe. Reinaldo Machado Ramos, informou que a nova Matriz e suas comunidades abrangem cerca de 12 mil habitantes.

IMG_5887
Fieis aguardam o Bispo Dom Gorgônio abrir as portas da nova Paróquia

Em uma celebração marcada pela emoção dos fieis paroquianos que lutaram pela construção da Igreja, a Missa iniciou no barracão, local onde ao longo de 11 anos aconteceram as celebrações eucarísticas da Comunidade na Vila Camarão. Dos fundos da propriedade, os fieis juntamente com os Padres e o Bispo se dirigiram para a entrada da Igreja.

IMG_5950
Monberg e sua esposa entronizam a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Após a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, leu-se a mensagem do Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, que disse se sentir alegre em presentear a nova Paróquia com a Mãe Aparecida. Ainda na mensagem, rogou a Nossa Senhora sua companhia fiel e permanente junto a nova Matriz “nesta peregrinação como comunidade e a serviço da Vida plena para todos em estado permanente de missão”. Na sequência, a comunidade recebeu seu primeiro Pároco, Pe. André Luiz Garcia, e a liturgia da Palavra assim foi iniciada.

IMG_5980
Pe. André entra na nova Paróquia

Na homilia, Dom Gorgônio afirmou que “somos todos Igreja, que vive em comunhão de fé unida a Cristo e em Cristo, somos corpo vivo d’Ele. Ele é a cabeça e, nós, os seus membros e para dar bons frutos, é preciso glorificar ao Pai como discípulos missionários levar o amor de Deus a todos, pois o mundo está carente deste amor. Por isso, Deus veio ao nosso encontro por meio de Maria e, por isso, seguimos a ordem dela: fazei tudo o que Ele vos disser”. Ao finalizar, o Bispo disse que “a maior caridade que podemos praticar é comunicar o amor de Deus”.

Na sequência, Pe. André fez a profissão de fé e a renovação dos votos sacerdotais, onde prometeu apascentar o povo de Deus, celebrar os mistérios de Cristo segundo a tradição da Igreja, se unindo a Cristo e consagrando-se a Ele. Logo após a comunhão, Dom Gorgônio fez a entrega das insígnias: as chaves da Igreja e do Sacrário, a estola do Sacramento da Reconciliação e os santos óleos.

Pe. André agradeceu a presença de todos e o empenho da comunidade que com ele, assumiu o compromisso de dar um presente a Nossa Senhora Aparecida: sua casa construída. Ao encerrar, o Padre elevou a Deus e a Mãe Aparecida, sua gratidão por tudo que foi realizado e por todos que contribuíram.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado